CULTURA
Ano de Portugal
Ano de Portugal no Brasil, será aberto com espatáculo que reunirá as cantoras Mariza e Roberta Sá, à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
Publicado em 07/09/2012 às 6:00
A partir de hoje, a ex-metrópole volta a se aproximar da ex-colônia: o Dia da Independência do Brasil foi a data escolhida pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para abrir oficialmente o 'Ano de Portugal no Brasil'.
O evento começa nesta sexta-feira em Brasília (DF) com um espetáculo que reúne as cantoras Mariza e Roberta Sá à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
A ação terá desdobramentos em todo o território nacional com a promoção, de hoje até o dia 10 de junho de 2013, de iniciativas nas áreas de cultura, ciência, tecnologia e inovação, economia e desenvolvimento empresarial e desporto. A primeira etapa do projeto segue para Belo Horizonte (MG) no domingo, com um show de Mariza e Milton Nascimento no Teatro Palácio das Artes, e se encerra na próxima quarta-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A direção artística dos shows coube ao produtor Zé Ricardo, nome à frente de grandes eventos musicais como as versões do Rock in Rio promovidas em Lisboa (Portugal) e em Madri (Espanha).
Mariza, que canta hoje ao lado de Roberta Sá, é uma intérprete de reputação além-mar, nas palavras de Zé Ricardo: "A principal intérprete do fado moderno, uma cantora que é a própria força da Natureza".
O Ano de Portugal no Brasil tem objetivo também de renovar a imagem do país do Velho Continente, mostrando um Portugal moderno, tecnologicamente avançado e com um rico patrimônio.
Comentários