VIDA URBANA
STTP faz mudanças no sistema de câmeras do Centro de CG
Objetivo é garantir eficiência no fluxo de veículos, através da identificação e do atendimento rápido dos fiscais de trânsito, diz STTP.
Publicado em 11/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:11
Em 15 cruzamentos de Campina Grande, cerca de 60 câmeras realizam o monitoramento do trânsito da cidade. Segundo o gerente administrativo da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), Fábio Tabosa, a intenção da vigilância é garantir mais eficiência no fluxo de veículos, através da identificação e do atendimento rápido dos fiscais de trânsito em possíveis ocorrências.
Ele informou que em dois cruzamentos, as câmeras foram transferidas e atualmente estão localizadas entre as ruas João da Mata e Miguel Couto e entre as ruas Frei Caneca e Irineu Joffily, todas no Centro.
O gerente explicou que, diferentemente do que grande parte da população acredita, as câmeras não foram instaladas para a aplicação de multas, o que segundo ele seria ilegal, já que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) isso só seria possível através de equipamentos instalados nas BRs.
“Elas servem unicamente para garantir que o fluxo transcorra de forma mais ágil na cidade e para que, na identificação de uma ocorrência, os agentes consigam chegar mais rapidamente ao local, já que receberão instruções dos monitores”, contou.
De acordo com ele, dois funcionários trabalham, por turno (manhã e tarde), até as 19h, todos os dias. O gerente informou que em muitos casos, as câmeras também foram instrumentos utilizados pela polícia durante a execução de uma investigação.
Ele explicou que em dois cruzamentos as câmeras foram transferidas por serem mais movimentados. As que estavam instaladas nos cruzamentos das ruas 13 de Maio e Frei Caneca, foram deslocadas para o cruzamento das ruas Irineu Joffily e Frei Caneca; e as do cruzamento entre as ruas João Moura e José do Patrocínio, para o cruzamento das ruas Miguel Couto e João Moura.
Ele informou que a última ampliação no sistema aconteceu em junho do ano passado, quando houve acréscimo de mais três cruzamentos da cidade. Em cada um desses locais, que totalizam 15 atualmente, são encontradas em média quatro câmeras. “Infelizmente ainda não temos expectativa de uma nova ampliação este ano. As câmeras estão concentradas nos pontos de maior movimentação ou fluxo de veículos da cidade”, acrescentou.
Comentários