icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vaqueiros homenageiam Nossa Senhora Aparecida

Cerca de 400 cavaleiros de 15 cidades do Compartimento da Borborema se reuniram na 2ª Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida.

Publicado em 13/10/2011 às 6:30

Ontem foi o dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por isso, a data foi comemorada através de muitas homenagens à santa, que é considerada pelos católicos a protetora dos vaqueiros.

Em Campina Grande, cerca de 400 cavaleiros de 15 cidades do Compartimento da Borborema se reuniram na 2ª Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida. José Vicente Duarte, 51 anos, é vaqueiro há 30 anos e devoto da santa. “Quando vou participar de uma disputa, sempre me pego com ela. Até hoje nunca me machuquei graças à intercessão da santa. Por isso faço questão de prestar esta homenagem”, contou.

O evento foi iniciado às 8h, no Campo do Figueirense, no bairro de Santa Rosa, com uma missa celebrada pelo padre Acírio Medeiros. Após a celebração, foi realizado um café da manhã e a concentração para a cavalgada, que seguiu até o Haras Bolero, no Catolé.

Segundo a comerciante Joseane Dantas, organizadora do evento, a iniciativa surgiu como uma forma de reunir os vaqueiros para agradecer à Nossa Senhora pelas graças alcançadas. “Meu esposo é vaqueiro e devoto há muitos anos. Por isso resolvemos reunir a categoria para fazer esta festa”, disse.

Com músicas e orações em homenagem à santa protetora, a cavalgada foi iniciada às 10h, seguindo um percurso de 6 quilômetros (km), saindo da Avenida Dinamérica, no Santa Rosa, passando pela Avenida Floriano Peixoto, pela rua Irineu Joffily, no Centro, até o destino final no Haras Bolero, no Catolé.

No local, os cavaleiros participaram de uma feijoada, em seguida, foi realizada uma vaquejada, com premiação total de R$ 1.500, distribuída entre os cinco primeiros colocados. O evento contou com o apoio de comerciantes campinenses.

Já na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no Centenário, as comemorações em homenagem à padroeira do Brasil, começaram no início da manhã e seguiram até o final da tarde. Às 7h, os fiéis participaram do ofício de Nossa Senhora, em seguida houve um café da manhã, apresentação da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, seguida da distribuição de brindes para as crianças.

Às 16h, foi realizada uma procissão saindo da Paróquia de São Cristóvão, no mesmo bairro, até a comunidade. A programação foi encerrada com uma missa celebrada pelo padre José Vanildo. Cerca de 500 pessoas participaram das homenagens, segundo os organizadores do evento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp