icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Jovens paraibanos se organizam para a JMJ

Maior evento religioso do mundo será realizado em julho de 2013 no Rio de Janeiro.

Publicado em 19/08/2012 às 14:00

Falta um pouco menos de um ano para o estudante Henrique Augusto Chacon, 17 anos, chegar ao Rio de Janeiro para participar da 14ª edição da Jornada Mundial da Juventude (evento organizado pela Igreja Católica), mas para ele o evento já começou. É que, apesar da confiança e determinação, ele ainda não sabe bem de onde vai tirar o dinheiro para pagar seu pacote – e por isso já está tendo que batalhar. Além das suas economias, Henrique conta com a ajuda de amigos para bolar estratégias para levantar o dinheiro: na quermesse de São João da sua paróquia, eles conseguiram levantar o valor referente à primeira das cinco parcelas e estão animados para continuar trabalhando até lá. “Como diz meu pároco, eu sei que já tenho esse dinheiro, só falta ele chegar na minha mão pra eu pagar as outras parcelas”, confia.

Em situação semelhante, o também estudante Pedro Paulo Cardoso, 16 anos, está vendendo adesivos alusivos à Jornada.

Além de levantar a grana de que precisa, Pedro ainda acredita que os adesivos ajudam a divulgar o evento e a evangelizar ao mesmo tempo. O que une os dois jovens, que ainda não se conhecem, é que eles têm a mesma determinação pra viver a experiência da Jornada. “Eu quero ir lá pra mostrar o rosto da juventude católica pessoense”, antecipa Pedro, enquanto para Henrique, a maior motivação está na experiência única que ele tem certeza de que vai viver. “Tem coisas que só acontecem na Jornada e minha batalha pra conseguir o dinheiro é apenas parte da minha preparação até chegar lá”, justifica.

Os dois jovens fazem parte de um batalhão de católicos de todas as idades que vão se encontrar no Rio de Janeiro em julho do ano que vem com gente do mundo todo. Ainda há divergência nos números, mas a expectativa é de que a edição carioca do maior evento religioso do mundo quebre o recorde verificado no ano de 1995 em Manila, nas Filipinas, quando quatro milhões de pessoas participaram do ápice da Jornada, a noite de Vigília presidida pelo papa. Esta é a primeira vez que a Jornada Mundial da Juventude acontece no Brasil, considerado o maior país católico do mundo, e com a proximidade de casa, a Paraíba, que é o terceiro estado brasileiro com maior concentração de católicos (segundo o IBGE/2010) já está arrumando suas mochilas.

Ainda é cedo para prever quantos paraibanos vão participar do evento, já que as inscrições ainda nem começaram e todas as dioceses já estão montando grupos. Os preços dos pacotes são a partir de R$ 1.120,00. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp