CULTURA
Chega ao fim a série Expedição Xingu
Publicado em 25/09/2011 às 8:00
Depois de quase mil quilômetros percorridos, a aventura do jornalista Rodrigo Alvarez e dos sete jovens universitários chega ao fim neste domingo, no ‘Fantástico’. A série ‘Expedição Xingu’, que reviveu a saga dos irmãos Orlando, Claudio e Leonardo Villas Bôas, partiu da cidade de Barra do Garças, em Mato Grosso, cruzou o Rio da Morte seguindo pela Serra do Roncador, até chegar ao Parque Nacional do Xingu e finalmente à tribo dos Kamaiurás, que será apresentada neste último episódio.
Rodrigo Alvarez e os universitários foram convidados a viver a rotina dos índios por dois dias. “O estilo de vida não mudou em nada desde o tempo em que os Villas Bôas chegaram aqui: mulheres cuidam da plantação e homens da caça e da construção”, conta o jornalista.
Para entrar no clima, os meninos ajudaram na reforma de uma maloca e as meninas participaram da colheita da mandioca e do preparo das refeições. Além disso, eles jogaram futebol com índios e aprenderam a luta huka huka.
Durante a visita, Rodrigo Alvarez se surpreendeu ao entrevistar o Pajé que revelou seu agradecimento ao irmãos Villas Bôas.
“Considero Orlando [Villas Bôas] como um pai”, diz o Pajé. “O reconhecimento do Pajé se deve principalmente porque Orlando foi um dos fundadores do Parque Indígena do Xingu”, explica o jornalista.
Ainda no episódio final, as mudanças que ocorreram na vida dos universitários que participaram do projeto. O ‘Fantástico’ vai ao ar logo após ‘Domingão do Faustão’.
Comentários