icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Manaíra Shopping explica como aconteceu a morte de cliente

Segundo a nota, o shopping tomou todas as providências cabíveis, inclusive com atendimento de bombeiros treinados em primeiros socorros e de uma enfermeira.

Publicado em 24/02/2011 às 20:48

Da Redação

Na noite desta quinta-feira (24), o Manaíra Shopping enviou nota à imprensa explicando como aconteceu a morte de um de seus clientes ontem, depois de passar mal e sofrer uma parada cardíaca quando fazia compras.

Segundo a nota, o shopping tomou todas as providências cabíveis, inclusive com atendimento de bombeiros treinados em primeiros socorros e de uma enfermeira. O paciente teria sido transportado, de cadeira de rodas, até a porta para esperar o Samu.

De acordo com o empresário Kleper Maroja, amigo da vítima, André Santana Campos, de 49 anos, estava tranquilo enquanto fazia compras em um loja de roupas, mas minutos depois sentiu as dores. Leia nota na íntegra abaixo.

EM RESPEITO À VIDA E À VERDADE

A noite dessa quarta-feira, 23 de fevereiro, registrou um grave problema médico no interior da Loja Riachuelo, no primeiro andar do Manaíra Shopping, envolvendo um homem de meia idade, que veio a falecer vitimado por um infarto do miocárdio, quando já estava sob os cuidados de equipe médica do SAMU.

Em respeito à verdade, o Manaíra Shopping presta à Paraíba os seguintes esclarecimentos:

1 - A vítima começou a passar mal às 19h47, no interior da Loja Riachuelo, no primeiro andar (conforme imagens captadas no interior da loja). Três minutos depois, às 19h50, um de nossos bombeiros, Manoel Passos, treinado em resgate e primeiros socorros, prestou a primeira assistência à vítima e solicitou, via rádio, a presença de outro de nossos bombeiros, Joan Fabio, que por sua vez pediu auxílio à enfermeira Cristina dos Santos Silva. Ao encontrarem a vítima no local, acionaram o SAMU e receberam, por telefone, todas as instruções de sua Regulação Médica.

2 – Em comum acordo com o SAMU, a vítima foi colocada em uma cadeira de rodas, às 19h55, e transportada à portaria principal do Shopping, para facilitar o resgate. Às 19h58, onze minutos depois de começar a passar mal, a vítima já estava na calçada do Shopping, aguardando a chegada do SAMU, acompanhada de enfermeira e de três de nossos bombeiros treinados em resgate e primeiros socorros.

3 - Às 20h02, a vítima sofreu uma parada cardíaca. Nesse momento, nossa equipe a deita no chão para fazer o suporte básico de vida. Às 20h10, oito minutos depois da parada cardíaca, chega a primeira equipe do SAMU, que se reúne a nosso pessoal. Em seguida, chega uma segunda equipe do SAMU, com médicos e enfermeiras que, a partir de então, assumem integralmente o socorro à vítima, ainda com vida.

4 - Às 20h44, o médico Valmir Ferreira informa que, infelizmente, a vítima havia falecido naquele exato instante. Como é norma, após o falecimento em circunstâncias como essa, o corpo só pode ser removido pelo Instituto Médico Legal. O Shopping isolou a área, aguardando a chegada da Polícia Científica para a remoção do corpo, que só aconteceu às 23h40.

5 - Todas as imagens estão gravadas pelas câmeras do Shopping, o que permite reconstituir a completa cronologia da ocorrência, minuto a minuto e, mais ainda, toda a atuação dos integrantes do Serviço de Enfermagem e Primeiros Socorros do Shopping.

O Manaíra Shopping lamenta profundamente que o acaso possa surpreender e vitimar pessoas, não apenas em dependências de lojas, mas até em leitos hospitalares de UTI, sem que isso signifique nem erro médico nem muito menos falta de assistência. Deplora a cruel e desrespeitosa exploração de fatalidades como essa, por parte de pessoas que, por desinformação ou má fé, distorcem os fatos e atropelam a própria verdade, apenas para atender a interesses nem sempre claros ou confessáveis.

O Manaíra Shopping, por fim, reafirma seus cuidados com a comodidade e a total segurança de seus clientes, frequentadores e funcionários, e a mais pronta prestação de serviços, inclusive primeiros socorros a todos eles. Mais que um compromisso, essa é uma marca de toda a nossa história.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp