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ECONOMIA

Vendas de carros mais potentes crescem

Concessionárias da Paraíba já registram expansão de 19,71% nas vendas de veículos comerciais leves. 

Publicado em 07/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:40

Um montante de R$ 2 bilhões. Este é o valor que os paraibanos devem desembolsar com veículos próprios em 2014, segundo estimativa da consultoria IPC Marketing, um volume 20% maior sobre o ano anterior.

Uma boa fatia dessa soma deverá ser destinada a carros mais potentes, por consumidores que perderam o interesse por modelos básicos (motor 1.0). Em abril deste ano, houve um aumento de 10,6% nas vendas de veículos comerciais leves (SUVs e Pick-ups) – na Paraíba, comparado ao mês de março deste ano.

No acumulado de janeiro a abril deste ano, as concessionárias da Paraíba já venderam 3.480 unidades, expansão de 19,71% dessa modalidade sobre o mesmo período do ano passado. Os comerciais leves foram os únicos que tiveram crescimento de abril sobre o mesmo mês do ano passado (2,47%), segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Em abril, os segmentos de carros de passeio somado aos comerciais leves registraram alta de 20,8% sobre o mês anterior, com a comercialização de 3.458 unidades. Contudo, esse segmento registrou recuo de 7,67%. Já no acumulado deste ano, as duas modalidades somam 13.733 novos vendidos no Estado, uma variação de 3,13% sobre o período do ano passado.

Para Fábio Moura, gerente da concessionária Autovia, essa é uma tendência que deve se fortalecer ao longo do ano, devido a dois fatores principais: aumento na disponibilidade de novos modelos e de crédito com juros mais baixos subsidiados pelas montadoras.

“As pessoas estão migrando de modelos mais simples, com baixa motorização, para automóveis maiores, com mais espaço para a família” acredita. Segundo ele, o aumento nas vendas de SUVs na concessionária foi na mesma faixa do nacional.

Para o gerente da Brazauto, Antônio Sérgio, a primeira concessionária da Toyota em Campina Grande, desde a inauguração da loja, dia 23 de abril, já foram vendidos 52 veículos. “Desses, 80% são comerciais leves e 20% de utilitários.

A maior parte dos clientes pertence às classes média e média-alta”, destaca o gerente, apontando que ainda é cedo para avaliar o desempenho da concessionária com apenas oito dias úteis de vendas.

Já as vendas de veículos, incluindo todos os segmentos, somaram 6,738 mil unidades comercializadas no Estado, alta de 21,98% sobre março, mas uma queda de 10,65% sobre abril do ano passado (7. 541).

No país, a venda de carros e comerciais leves encolheu 4,5% no primeiro quadrimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo relatório da Fenabrave. Se a comparação levar em consideração apenas os desempenhos obtidos nos meses de abril, a queda do mercado automotivo é ainda mais significativa: -20,8%.

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Jornal da Paraíba

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