icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cearense lança em João Pessoa livro com quatro peças infantis

Cearense Fernando Lira lança em JP o livro "Os Brinquedos no Reino da Gramática", reunião de quatro peças editadas em um volume.

Publicado em 03/03/2009 às 9:00

Astier Basílio, do Jornal da Paraiba

O cearense Fernando Lira se considera um dramaturgo mais da cena do que da literatura. Ele começou escrevendo enredos de quadrilhas em casamento matuto. O seu texto tem uma preocupação com a carpintaria teatral. “No que eu escrevo imagino sempre a cena, tenho sempre que dar elementos para o ator em cena”.

Nesta terça-feira (3), o dramaturgo está em João Pessoa para lançar Os Brinquedos no Reino da Gramática, reunião de quatro peças de sua autoria, editadas em um volume cuja edição é patrocinada pelo programa de cultura Banco do Nordeste.

As peças são direcionadas para as crianças embora o autor reconheça que alguns aspectos de seu texto são melhor apreendidos pelos adultos. O livro reúne as seguintes peças: Miralu e a Luneta Encantada (adaptado da obra de Joaquim Manoel de Macedo); Sol, Lá, Si Mi tocar; O Fantástico Circo ou Hoje Tem Marmelada. Durante o lançamento haverá leitura encenada do texto e debate com o dramaturgo. “Mais do que uma palestra, vai ser um espaço aberto para participação da plateia”

Este é o seu terceiro livro de Fernando Lira. Pelo fato de atuar como professor do Cefet-CE suas obras são distribuídas nas várias unidades da instituição em todo país. “Por esta razão eu tenho notícia de montagens de textos meus em vários Estados, até no Rio Grande do Sul, por exemplo”.

Dentre as companhias que já montaram textos de Fernando Lira está o grupo Bagaceira, um dos mais importantes da cena teatral nordestina, que este ano participa pela primeira vez da Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba.

“Na dramaturgia contemporânea pode-se dizer tudo para as crianças. Não existe mais aquela história que tem de ser sempre cômica e com final feliz. O grande desafio é compreender a visão da criança”. Amanhã, Fernando Lira também faz o lançamento do livro na cidade de Alagoa Grande, no interior da Paraíba, no teatro Santa Ignês.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp