COTIDIANO
Estátua de Iemanjá em JP é alvo de vandalismo e tem cabeça arrancada
Testemunhas afirmam que crime foi cometido por homem armado com facão. Polícia ainda não tem suspeitos.
Publicado em 21/03/2016 às 10:35
A estátua de Iemanjá, localizada na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, foi alvo de vandalismo na madrugada deste domingo (20). A imagem do orixá teve a cabeça arrancada e os dedos danificados. De acordo com testemunhas, o ato teria sido praticado por um homem armado de um facão, informação ainda não confirmada pela polícia. É a segunda vez que a estátua é danificada, um caso semelhante ocorreu em abril de 2013.
O ataque à imagem gerou reações de representantes de religiões africanas, que afirmaram que o vandalismo foi movido por intolerância religiosa. Segundo Mãe Tuca, conselheira nacional de Cultura e da Promoção da Igualdade Racial, uma reunião foi marcada para a próxima semana com religiosos, sociedade civil e os Conselhos Nacionais para discutir a possibilidade de mudar a imagem de lugar.
De acordo com a capitã Briana, da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur), responsável pelo policiamento na região, a Polícia Militar realiza rondas periódicas na localidade, mas ainda não tem informações sobre suspeitos do vandalismo. "O local é ermo e pouco frequentado, além de não dispor de câmeras de segurança", afirmou.
Um boletim de ocorrência foi registrado na noite deste domingo na 2ª Delegacia Distrital, no Centro, pela Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e LGBT.
Comentários