icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Doc conecta PB à França

Documentário 'Des Favelas Parisiennes aux Banlieues Brasiliennes' da France TV, mostra as relações da música e da dança no mundo.

Publicado em 30/01/2013 às 6:00


Em abril do ano passado, desembarcou em João Pessoa um dos mais celebrados nomes do rap francês da atualidade, Zoxea. Veio acompanhado pelos dois MCs que com ele integram o grupo Les Sages Poètes de la Rue, além de um “beat maker”. Os rappers vieram à Paraíba fazer uma residência artística com ChicoCorrea & Electronic Band, através de uma articulação da Aliança Francesa local.

Na caravana também veio uma equipe da France TV disposta a produzir um documentário sobre o hip-hop moderno, mostrando de que maneira música, a dança e o grafite se integram de forma globalizada. Assim nasceu Des Favelas Parisiennes aux Banlieues Brasiliennes (“Das favelas parisienses aos subúrbios brasileiros”, em tradução livre), documentário de 1 hora dirigido por Paul Floren, disponível, na íntegra, no Youtube, mas em francês e sem legendas.

O "doc" tem início por João Pessoa, registrando o encontro de Zoxea e os Les Sages Poètes de la Rue com ChicoCorrea e sua Electronic Band. Os franceses passaram 10 dias por aqui e com os anfitriões, fizeram show na extinta Casa Derrame, no Centro da cidade.

Em junho, foi a vez dos paraibanos irem para a França, agora como time visitante. “Nos apresentamos (ChicoCorrea & Electronic Band e Zoxea) de headline, logo depois do (grupo) The Roots. Acabamos o show tocando carimbo. Tinha torcida do (time) Paris Saint-Germain gritando ‘Chicoooooo! Chicooooo!’.

Doideira”, recorda Esmeraldo Marques, o ChicoCorrea, sobre a apresentação que fizeram no festival ‘Paris Hip-Hop’.

“Eles estão trabalhando mais com músicos agora. Antes era só sampler, DJ...”, atesta Esmeraldo sobre a impressão que teve ao chegar na França. O paraibano também fala da experiência de inserir sua “world music regional” no universo hip-hop: “A gente teve de entender a lógica do rap francês, como eles pensam a música, a performance... é um outro universo. Quanto a eles (Les Sages Poètes de la Rue), eles nunca tinham vindo ao Brasil e piraram nas percussões e no ‘churrasquinho de gato’ (risos)”.

O documentário é farto em imagens da capital paraibana, incluindo trechos dos shows do Zoxea com CCEB e até papos rápidos com Mikael de la Fuente, ex-diretor da Aliança Francesa de João Pessoa, e do baiano Russo Passapusso, que estava de passagem pela cidade, mas também tem imagens feitas no Rio de Janeiro e em Paris, na França, onde registraram uma apresentação do rapper paulista Criolo, dentro do projeto ‘Alliance en Resonance’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp