icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Câmara de Sousa aprova em 1º turno aumento de vagas de vereador

Nove vereadores estiveram na sessão que foi aprovada a emenda da lei orgânica  aumentando de dez para quinze o número de veredores a partir de janeiro de 2013.

Publicado em 15/02/2011 às 11:36

George Wagner

A Câmara Municipal de Sousa aprovou na última sessão legislativa, em primeiro turno, a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que adéqua o número de vereadores a faixa populacional.

Nove vereadores estiveram presentes na sessão que foi aprovada a emenda modificativa da lei orgânica da Câmara aumentando de dez para quinze o número de veredores a partir de janeiro de 2013.

O projeto deverá voltar a pauta na próxima quarta-feira (16) para votação em segundo turno e, se aprovado definitivamente, nas próximas eleições 15 vagas devem ser oferecidas aos partidos políticos que irão disputar o pleito proporcional.

Cada agremiação partidária que na última eleição lançou 20 pré-candidatos a vereador, com a participação de seis mulheres, poderá apresentar até trinta concorrentes, com a observância de nove vagas para as mulhres disputarem o pleito.

O presidente da Câmara Municipal de Sousa, Cacá Gadelha (PMDB), destacou a aprovação da matéria e disse que “com o aumento no número de vereadores no legislativo sousense, haverá um fortalecimento da representatividade da população”.

O vereador Denis Formiga (PMDB), também voltou favorável a regulamentação do aumento de vagas na Câmara Municipal, mas chegou a dizer que ” se dependesse da sua vontade pessoal, deveriam permanecer apenas as dez vagas, porque Sousa iria saber quem realmente tem liderança, quem realmente tem votos”.

Câmara Municipal de Sousa

A Câmara Municipal de Sousa chegou a contar com dezessete vereadores na década de 90, mas essa representatividade caiu para apenas dez parlamentares nos últimos anos, atendendo as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Com apenas 10 membros no poder legislativo, a cidade de Sousa que conta com quase 66 mil habitantes se equiparou a pequenas cidades da região que em média tem cinco mil habitantes, mas contam com nove vagas no legislativo.

Com as mudanças aprovadas no Congresso Nacional no ano passado, a cidade sorriso enquadra-se na faixa populacional de 50 a 80 mil habitantes, conquistando o direito de manter 15 vereadores na Câmara Municipal.

O projeto que versa sobre a mudança na lei orgânica na Casa Otacílio Gomes de Sá, aumento o número de membros, será votada em segundo turno nesta quarta-feira (16).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp