icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Três homicídios marcam a noite de domingo; 2009 já teve 37 mortes violentas

Retorno dos delegados ao trabalho foi movimentado por fim de semana violento. Balanço do DML de João Pessoa revela 37 mortes violentas desde o 1º dia do ano.

Publicado em 19/01/2009 às 7:37

Karoline Zilah

O retorno dos delegados ao trabalho foi marcado por um fim de semana violento. Somente na noite do domingo (18), foram registrados três homicídios nas cidades de Cabedelo, Santa Rita e Mamanguape.

O primeiro homicídio da noite aconteceu em Santa Rita, no conjunto Marcos Moura. O adolescente Fabiano dos Santos Francisco, de 16 anos, teria sido morto a tiros por dois homens que passavam em uma moto. De acordo com a polícia, as testemunhas não souberam identificar a dupla, mas a suspeita é de que o assassinato esteja relacionado a acerto de contas.

Em Mamanguape, outro menor de idade foi morto a tiros. A vítima foi João Antônio da Silva, de 17 anos. A polícia também não tem pistas do responsável pelo crime.

O último homicídio da noite aconteceu em Cabedelo. Segundo o delegado Pedro Gonçalves, da 7ª Delegacia Distrital, o servente de pedreiro Edilson Caetano de Oliveira, de 27 anos, estava em sua residência na comunidade Vila Feliz quando um homem o chamou no portão.

A esposa e os três filhos ficaram dentro da casa e relataram depois à polícia que apenas ouviram três tiros, se deparando com o pai morto na porta de casa. Segundo o delegado, a família não soube informar se Edilson tinha envolvimento com algum tipo de crime ou se recebia ameaças.

Corpo encontrado no Centro

O corpo de um homem foi encontrado em um terreno baldio na avenida Maximiniano Figueiredo, no Centro de João Pessoa, na tarde do domingo. Após ouvir relatos de moradores do local, a delegada Maria Soledade de Sousa, da 2ª Delegacia Distrital, disse que o homem aparentava ter 45 anos e que seria morador de rua.

Pessoas da vizinhança comentaram que viram um catador de lixo entrando no terreno com uma carroça por volta das 21h do sábado. Maria Soledade explica que, provavelmente, a pessoa encontrada tenha sido morta em outro local e depois despejada no terreno.

Balanço do ano

De acordo com o levantamento feito pelo Departamento de Medicina Legal de João Pessoa com o repórter Jorge Filho, do programa Comunidade 101 FM, do primeiro dia do ano até a tarde do domingo (18 de janeiro) foram registrados 37 homicídios na Grande João Pessoa, região que inclui os municípios atendidos pelo DML da Capital, como Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Caaporã, entre outros.

Foram 32 mortes violentas por arma de fogo, quatro por arma branca e uma por pedradas. A média é de que tenham acontecido de dois a três homicídios por noite nestes 18 dias de 2009.

No que diz respeito a acidentes, os de carro contabilizam dez mortes. Foram sete vítimas de acidentes com moto e quatro atropelamentos. Já o Hospital de Emergência e Trauma informou que o número de feridos em acidentes com motos apenas neste fim de semana bateu o recorde. De sábado (17) até a manhã desta segunda-feira (19), 43 pessoas foram atendidas por este motivo.

Em entrevista ao programa Comunidade 101 FM, o coronel da Polícia Militar Kelson Chaves disse que ficou surpreso com as estatísticas. "O total de 37 assassinatos na Grande João Pessoa pra mim é surpresa. O que está acontecendo é que nos casos de tentativas de homicídios registradas pela PM depois as vítimas morrem nos hospitais. Para a PM fica registrado como tentativa", explicou Kelson.

Ele comentou que é preciso um trabalho conjunto com DML e Polícia Militar. "Só assim teremos um número exato de mortes e assim fornecer uma estatística correta à Imprensa", esclareceu o comandante.

Atualizadas às 10h44.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp