ECONOMIA
Vendas de autopeças crescem 16,72%
Dados do Ifep mostram que o setor liderou as vendas do varejo em setembro na Grande João Pessoa.
Publicado em 15/11/2011 às 8:00
Uma frota que não para de crescer tem impulsionado o crescimento do setor de autopeças e acessórios em João Pessoa. Dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep) mostram que o setor liderou as vendas do varejo em setembro na Grande João Pessoa. As vendas de peças e acessórios cresceram 16,72%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
No acumulado de janeiro a setembro, o faturamento de autopeças e acessórios cresceu 9,26%, terceira maior alta entre os 12 segmentos do varejo.
Para se ter uma ideia da taxa e desempenho positivo do setor, o comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa fechou os meses de janeiro a setembro de 2011 com crescimento no faturamento real acumulado de 3,60%.
O principal propulsor dos resultados no segmento é o crescimento das vendas de automóveis, que apresentaram um crescimento exponencial na última década.
Com uma frota na capital de 320 mil veículos, entre motos e carros, as lojas e concessionárias do ramo têm comemorado os bons resultados. “É um setor que tem crescido bem acima do que o resto do mercado”, confirma o empresário Jurandir Vasconcelos,
Ele diz que o crescimento em sua loja deve chegar a 6,5% em relação ao ano passado, impulsionado pelo crescimento em dezembro, que é um dos melhores meses para as vendas do segmento. “Assim como para outros setores, a injeção do 13º no mercado tem um grande impacto nas autopeças e acessórios, pois muita gente que deixa para fazer uma compra mais alta com este dinheiro extra”, explica.
Para o gerente de peças da concessionária Autovia, Antônio Ramalho dos Santos, o aquecimento do mercado é ainda maior.
“Tivemos um grande crescimento nas vendas nos últimos anos, graças à quantidade de veículos que vem sendo colocada no mercado todos os dias”, diz Ramalho.
Para se ter uma ideia do tamanho do potencial do segmento, todos os meses, só as três concessionárias Chevrolet da Grande João Pessoa colocam mais de 500 automóveis nas ruas da cidade.
Com o crescimento, Ramalho refez a expectativa de crescimento do setor na empresa neste ano que pode chegar a 20%.
“Novembro é um mês interessante. Tem muita gente que aproveita para fazer revisão e por conta disso, a demanda de peças aumenta”, finaliza.
Comentários