icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ideia Digital faz doação à campanha de Ricardo

Doações da empresa 'Ideia Digital' à campanha de Ricardo Coutinho levou oposição a debater abertura de CPI e impeachment.

Publicado em 29/03/2012 às 6:30


A oposição na Assembleia Legislativa já cogita a possibilidade de iniciar um movimento de impeachment contra o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), em virtude de doações feitas pela empresa Ideia Digital à campanha de Ricardo em 2010. O impeachment e a instalação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foram os principais assuntos de ontem pela manhã na Assembleia Legislativa da Paraíba.

A proposta da CPI foi citada pela bancada de oposição com o objetivo de apurar as irregularidades denunciadas no projeto Jampa Digital, que deveria oferecer internet grátis em João Pessoa. Com a CPI, o deputado Aníbal Marcolino (PSL) quer investigar a suspeita de superfaturamento e de pagamento de propina. Já o líder da oposição, deputado André Gadelha (PMDB), chegou a cogitar a possibilidade do impeachment.

Depois que a reportagem do Fantástico denunciou, no último domingo, indícios de “corrupção” no contrato com a Ideia Digital, empresa responsável pela implantação do projeto em João Pessoa, e o não funcionamento do serviço, a Prefeitura de João Pessoa suspendeu o contrato com a empresa, e o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União decidiram investigar o caso.

A empresa Ideia Digital realizou 21 depósitos em dinheiro na conta corrente de campanha do então candidato Ricardo Coutinho em 2010, sendo a maioria dos depósitos feita no dia 8 de setembro de 2010, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE). Os depósitos somaram R$ 8 mil.

Embora as contas do governador tenham sido aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), a oposição entende que o caso merece ser investigado. “As contas de campanha de Ricardo Coutinho foram aprovadas porque, até então, não existiam indícios de superfaturamento e desse tipo de negócios com empresas”, disse André Gadelha.

De acordo com dados do sistema Sagres do Tribunal de Contas, dias antes do depósito na conta de campanha de Ricardo Coutinho, a Ideia Digital recebeu R$ 1,5 milhão como pagamento pela prestação de serviço e compra de equipamentos para contrapartida do projeto Jampa Digital, conforme processo de compra através do contrato 07/2010.

Para a oposição, o fato da Ideia Digital, empresa ganhadora da licitação para executar o projeto, ter sido doadora da campanha de Ricardo Coutinho em 2010 reforça a necessidade de uma ampla investigação do caso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp