icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Dia D' da Ação Global acontece neste sábado na cidade de Cuité

  Projeto de iniciativa da Rede Globo com o Sesi oferece diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer.

Publicado em 30/05/2015 às 10:38 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:43


Os moradores de Cuité e das cidades vizinhas têm compromisso marcado hoje. É que este sábado será dedicado ao 'Dia D' da Ação Global, maior mutirão de solidariedade do país. O projeto é uma iniciativa da Rede Globo – representada, no Estado, pelas TVs Cabo Branco e Paraíba -, com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Todos os anos, ela oferece diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer. O evento vai acontecer na rua Francisco Teodoro da Fonseca, das 8h às 17h.
Segundo a coordenadora estadual da Ação Global, Rose Betania Gomes Trigueiro, a escolha de Cuité para sediar o projeto deste ano se deu por conta do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. “Todo ano, um município diferente é escolhido. Para realizar o evento em Cuité, primeiro analisamos a questão do IDH, depois dessa pesquisa, vimos as necessidades do lugar quanto a saúde e cidadania”, explicou. A meta é que o projeto acolha cerca de 3.100 pessoas e realize um total aproximado de 9.300 atendimentos.
Este ano, a Ação Global chega à sua 22ª edição e tem como tema estratégico a “Qualidade de Vida”. A iniciativa conta com o apoio de 70 parceiros e 400 voluntários que promovem serviços gratuitos para população, como cursos de informática, costureira industrial em tecido, fabricação de geleias, eletricista residencial. Já na área de saúde, haverá orientações para prevenção de doenças como diabetes, câncer e hipertensão. Também serão oferecidas consultas médicas gratuitas nas áreas de cardiologia, dermatologia, oftalmologia, nutrição, pediatria e ginecologia. Ainda incentivando comportamentos focados no bem-estar, o projeto Cozinha Brasil oferece oficinas de receitas nutritivas a baixo custo.
“A intenção é colaborar de alguma maneira para melhorar a vida, ou pelo menos o dia, de famílias do município. A programação é extensa e voltada para necessidades básicas que beneficiam pessoas de todas as idades. Ao fim do evento, é gratificante ver o que foi possível graças à união de tantos voluntários e parceiros”, declarou a coordenadora de comunicação e projetos especiais das TVs Cabo Branco e Paraíba, Carol Marques.
Dentre todos esses serviços oferecidos, os mais aguardados são os da área de cidadania. Rose Betania comentou que, para suprir a necessidade da população, os atendimentos começaram ontem. “Devido à grande demanda, iniciamos as ações de cidadania já na sexta, com a emissão de documentos, cartão do SUS, informações de seguro desemprego, entre outras”, disse.

TRADIÇÃO

Ao longo de 21 anos de história, a Ação Global tem como objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações. Centenas de voluntários se unem a fim de contribuir para o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas. Em 2013, na Paraíba, foram realizados mais de 36 mil atendimentos na cidade de Sousa, já na edição do ano passado, em Santa Rita, foram 46 mil. É a Paraíba, do Litoral ao Sertão, sentindo os efeitos da cidadania e da solidariedade.


ANFITRIÕES
O secretário de saúde municipal, Gentil Palmeira, comentou que a Ação Global era muito esperada pela cidade. “Nossa expectativa em receber o projeto era grande. Pleiteávamos por isso há tempos. Para nós, é uma iniciativa de grande importância. Será a maior ação multidisciplinar que a cidade e toda nossa região já viram”, destacou.
O local onde o evento será realizado terá 39 tendas para melhor abrigar todos os visitantes e voluntários. Além disso, estarão disponíveis 12 unidades móveis, como as do Hemocentro, da Energisa e da Polícia Rodoviária Federal. O “Dia D” ainda conta com apresentações culturais de grupos teatrais, de dança, de orquestras filarmônicas, shows musicais e humorísticos.
A prefeita de Cuité também falou do prazer em realizar o projeto. “Nós estamos muito felizes em receber a Ação Global aqui em Cuité. É um motivo de muita satisfação ter um evento dessa magnitude no município, oferecendo tantos serviços importantes aos moradores da cidade”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp