VIDA URBANA
Quase 90 guarda-vidas vão reforçar a prevenção de acidentes
Ações, que acontecem a partir desta sexta (11), contam ainda com o apoio do helicóptero Acauã e também da Marinha.
Publicado em 11/12/2015 às 17:43
A partir desta sexta-feira (11), 89 guarda-vidas vão reforçar a prevenção de acidentes aquáticos no litoral do Estado, abrangendo a faixa que vai de Lucena até o limite com o Estado de Pernambuco. O incremento no serviço acontece dentro da 'Operação Verão', do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que se estende até 14 de fevereiro de 2016. As ações contam com o apoio do helicóptero Acauã e também da Marinha, por meio da Fragata dos Portos da Paraíba.
“Nosso objetivo é realizar a prevenção aquática de modo a favorecer aquelas pessoas que não conhecem nosso litoral e que vão desfrutar das nossas belezas naturais no período de veraneio. Os guarda-vidas estão em alerta, sobretudo nas áreas mais críticas, nas quais registramos maior incidência de ocorrências – a exemplo de Gramame, praia Bela e Pontinha de Lucena”, informou o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros.
O capitão de Fragata dos Portos da Paraíba, Valdinei Ciola, lembrou da importância da parceria entre as duas instituições para combater os acidentes aquáticos. “Sempre que iniciamos o Verão, planejamos a operação em conjunto. Os bombeiros sempre atentos aos banhistas e a Marinha às embarcações, de forma a evitar atropelamentos e outros incidentes”, destacou ele, durante a solenidade de lançamento da Operação Verão, na manhã de hoje.
O comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do CBMPB, major Almir Peixoto, contou que além do emprego de guarda-vidas, as ações preventivas incluem a distribuição de panfletos educativos para a população em pontos estratégicos, distribuição de pulseira de identificação para crianças nas praias e orientações a taxistas e ‘bugueiros’.
Nossas equipes também trabalharão na conscientização dos administradores e proprietários dos estabelecimentos privados que oferecem lazer através do banho e atividades aquáticas de cunho coletivo, sobre a responsabilidade civil e penal de manterem sempre prontas equipes de guarda-vidas para garantir a segurança de seus frequentadores”, completou.
Estão sendo empregadas na Operação Verão cinco embarcações, sendo dois botes infláveis de salvamento e três motos aquáticas, que se revezarão no patrulhamento no mar. Ao longo da operação também serão realizados treinamentos e recapacitação para o efetivo escalado. “Serão formadas duas turmas para treinamento de salvamento aquático, com uma carga horária de 12h cada”, informou o major Almir.
Resgate
Uma ambulância equipada para o atendimento pré-hospitalar será disponibilizada, nos finais de semana, em um ponto base na rodovia PB-008, no posto da antiga Manzuá, na saída para a cidade do Conde. O objetivo é diminuir o tempo resposta às ocorrências em pontos considerados de grande movimentação, como barra de Gramame, praias do Litoral Sul e a própria rodovia.
Dados
A última edição da Operação Verão, realizada no final de 2014 até o início deste ano, registrou 16.931 atendimentos preventivos nas diversas praias, além do resgate de 183 banhistas. Também foram contabilizados 346 atendimentos de primeiros socorros e outros tipos de emergências, mas nenhum de maior gravidade. Não houve registro de afogamento com óbito.
Comentários