VIDA URBANA
Zum-zum das Muriçocas em JP
Bloco comemora 28 anos de desfile e homenageia o jogador Hulk, que faz parte da atual seleção brasileira de futebol.
Publicado em 26/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/07/2023 às 12:38
A tão esperada Quarta-Feira de Fogo finalmente chegou e o maior bloco das prévias carnavalescas de João Pessoa, considerado um dos principais do país, deverá arrastar mais de 450 mil foliões a partir das 21h30 de hoje.
O 'Muriçocas do Miramar' este ano irá desfilar com nove trios elétricos, que terão entre as atrações Carlinhos Brown e Lucy Alves. Na concentração e ao longo da avenida Epitácio, também serão disponibilizados dez mini palcos nos quais terão shows de Totonho e Os Cabras, Val Donato, Os Gonzagas, além de outros artistas e grupos da música popular paraibana. Diante de um bloco que deixa a cidade em estado de ansiedade generalizada, até as repartições públicas se rendem à vontade do povo e não funcionam amanhã pela manhã.
Este ano, o zum-zum-zum do 'Muriçocas' vai ser em torno do tema “Alegria Campeã do Mundo”, em alusão à Copa do Mundo, que acontece no Brasil. Assim, para comemorar também os 28 anos de desfile, o homenageado da noite será o jogador paraibano, que faz parte da atual seleção brasileira de futebol, Hulk.
A concentração está marcada para começar a partir das 20h, na Praça das Muriçocas, em Miramar. No local, haverá um palco, animado pela Orquestra Metalúrgica Filipeia. O presidente do bloco, Antônio Gualberto, explicou que ao longo da avenida Epitácio Pessoa estão armados outros nove mini palcos. “Eles contarão com ritmos de reggae ao rock, com a apresentação de artistas e grupos como Valdonato, Os Gonzagas, Marianne Gypsy, Totonho e Os Cabras. Teremos também mais quatro orquestras de frevo. Um desses palcos será só para a nossa diretoria”, disse.
Ao todo, nove trios elétricos animados por artistas descerão a avenida Epitácio Pessoa (Via Folia). “Nós pensamos em abranger todos os ritmos para agradar a todos os segmentos, então ninguém tem motivos para ficar de fora da festa. Sairemos a partir das 21h30, com Fuba, Mayara Gonçalves, Diana Miranda, Gracinha Teles, Yegor, Megaxé, Forró Eletrizado, Lucy Alves e Carlinhos Brown, além de um trio de uma emissora nacional”, disse, sem saber detalhar se nesse último haverá alguma atração.
O 'Muriçocas do Miramar' também abrirá espaço para a cultura popular paraibana, contando com a participação do grupo de maracatu Nação Maracahyba, ballet popular da UFPB, Urso amigo Batucada e Escola de Samba Malandros do Morro, segundo confirmou o diretor do bloco, Mestre Fuba. “O que permanece são músicas de carnaval, mas o importante é que levemos essa diversidade de ritmos e que o folião tenha a oportunidade de brincar em vários ritmos”, justificou.
TRÂNSITO SERÁ MODIFICADO
Para viabilizar o desfile do 'Muriçocas', alterações do trânsito acontecem no início da tarde. Uma delas é o desvio do fluxo de automóveis pela Wandick Filgueiras, rua Evaldo Wanderley e Tito Silva já a partir das 14h. Por volta das 17h, os agentes começam a interditar, totalmente, a área de concentração do bloco, incluindo o início da Via Folia que a partir das 21h será fechada.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) divulgou ainda orientações para os condutores com relação às rotas. Quem desejar ir ao bairro Cabo Branco deve seguir pela avenida José Américo de Almeida (Beira Rio). Enquanto isso, quem tiver como destino os bairros Tambaú e Manaíra, deve utilizar a avenida Ruy Carneiro.
Já quem tiver no Cabo Branco e quiser chegar a Tambaú, Manaíra e Bessa a opção é a Beira Rio, acessando a rua Maria Caetano F. Lima (Moriah Shopping) chegando à Epitácio Pessoa. Em seguida, desce a Ruy Carneiro até o destino desejado. Com relação aos táxis, eles ficarão em dois pontos exclusivos: nas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes e Marcionila da Conceição.
Para assegurar que a festa esteja dentro das normas de prevenção a incêndios, o Corpo de Bombeiros realiza hoje uma vistoria em trios elétricos, barracas e palcos. E para garantir a segurança do evento, a Polícia Militar utilizará o efetivo de 600 policiais e 12 câmeras de videomonitoramento. Já a Secretaria de Segurança Municipal disponibilizará 300 guardas para dar suporte às secretarias de Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). (Colaborou Cecília Noronha)
Comentários