icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Detran denuncia 42 autoescolas em esquema de venda de CNH

Após demitir seis funcionários acusados de facilitar a aquisição ilegal de carteiras de habilitação, Detran denuncia autoescolas para o Ministério Público.

Publicado em 28/10/2009 às 11:07

Karoline Zilah

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (28), o coronel Américo Uchôa, superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), afirmou que 42 autoescolas em todo o estado estão envolvidas em um esquema de concessão ilegal de Carteira Nacional de Habilitação.

As investigações resultaram na demissão de seis funcionários do órgão acusados de facilitar a aquisição do documento para pessoas inaptas.

Coronel Uchôa declarou que o envolvimento dos Centros de Formação de Condutores (CFC) no esquema foi descoberto durante os processos administrativos abertos contra os servidores do Detran. Somente em João Pessoa, onze empresas, entre filiais e matrizes, são acusadas de participar das irregularidades.

Clique aqui para ver a lista completa de empresas denunciadas.

Ele comentou que as escolas chegavam a cobrar entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil para intermediar a compra ilegal de carteira de habilitação. Segundo o Detran, 93 candidatos tiveram o documento cassado e deverão responder a ações penais interpostas pelo Ministério Público.

Muitos deles sequer sabiam ler ou escrever. Ser afalbetizado é um pré-requisito para participar dos exames da CNH. De acordo com o coronel Uchôa, agora caberá à Justiça avaliar que tipo de pena caberá a cada um.

O Ministério Público também será responsável por investigar de que forma as autoescolas colaboravam com o esquema. Se constatada a participação, a autoescola será descredenciada do órgão.O Detran também está apurando a participação de mais funcionários da instituição no esquema das fraudes.

Resposta do sindicato

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sindttran), José Silva Vieira, reclamou das demissões e defendeu os servidores demitidos, afirmando que nada ficou provado contra eles. O sindicalista também acusou o órgão de estar promovendo uma “caça às bruxas”. Ele declarou acreditar que tudo se trata de uma briga política.

Confira a lista dos Centros de Formação de Condutores de João Pessoa acusados pelo Detran:

Bela Vista
Dinâmica
Globo LTDA.
Habilitar
Liderança
Potiguar
Rainha da Paz
Talentus
Unidos LTDA
Vitória LTDA
Visual
Sest/Senat

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp