VIDA URBANA
Detran denuncia 42 autoescolas em esquema de venda de CNH
Após demitir seis funcionários acusados de facilitar a aquisição ilegal de carteiras de habilitação, Detran denuncia autoescolas para o Ministério Público.
Publicado em 28/10/2009 às 11:07
Karoline Zilah
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (28), o coronel Américo Uchôa, superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), afirmou que 42 autoescolas em todo o estado estão envolvidas em um esquema de concessão ilegal de Carteira Nacional de Habilitação.
As investigações resultaram na demissão de seis funcionários do órgão acusados de facilitar a aquisição do documento para pessoas inaptas.
Coronel Uchôa declarou que o envolvimento dos Centros de Formação de Condutores (CFC) no esquema foi descoberto durante os processos administrativos abertos contra os servidores do Detran. Somente em João Pessoa, onze empresas, entre filiais e matrizes, são acusadas de participar das irregularidades.
Clique aqui para ver a lista completa de empresas denunciadas.
Ele comentou que as escolas chegavam a cobrar entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil para intermediar a compra ilegal de carteira de habilitação. Segundo o Detran, 93 candidatos tiveram o documento cassado e deverão responder a ações penais interpostas pelo Ministério Público.
Muitos deles sequer sabiam ler ou escrever. Ser afalbetizado é um pré-requisito para participar dos exames da CNH. De acordo com o coronel Uchôa, agora caberá à Justiça avaliar que tipo de pena caberá a cada um.
O Ministério Público também será responsável por investigar de que forma as autoescolas colaboravam com o esquema. Se constatada a participação, a autoescola será descredenciada do órgão.O Detran também está apurando a participação de mais funcionários da instituição no esquema das fraudes.
Resposta do sindicato
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sindttran), José Silva Vieira, reclamou das demissões e defendeu os servidores demitidos, afirmando que nada ficou provado contra eles. O sindicalista também acusou o órgão de estar promovendo uma “caça às bruxas”. Ele declarou acreditar que tudo se trata de uma briga política.
Confira a lista dos Centros de Formação de Condutores de João Pessoa acusados pelo Detran:
Bela Vista
Dinâmica
Globo LTDA.
Habilitar
Liderança
Potiguar
Rainha da Paz
Talentus
Unidos LTDA
Vitória LTDA
Visual
Sest/Senat
Comentários