icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chove em 35 cidades e Aesa prevê mais chuvas

Teixeira registrou chuva acima da média histórica e açude de Cajazeiras recebeu recarga de água.  

Publicado em 10/01/2017 às 10:51

As chuvas registradas no Sertão e Cariri paraibanos entre a noite de ontem (9) e madrugada de hoje (10) renovaram a esperança da população, principalmente por residirem em regiões castigadas pela seca. Em algumas cidades, as chuvas chegaram com uma intensidade que não se esperava, como em Teixeira, que registrou 119 milímetros e ultrapassou a média histórica, que é de 100mm para o Sertão, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

São José de Piranhas (100,2mm) e Patos (82,5mm) foram as outras cidades que também mais registraram chuvas ontem. Em Patos, por exemplo, foram registradas 18 ocorrências de algamentos e desmoronamentos. Faltou energia também no município e o canal do Frango não transbordou, mas provocou alagamento em várias ruas que cortam o canal.
Houve também recarga, ainda que mínima, no açude Engenheiros Ávidos, localizado em Cajazeiras, no Sertão. O nível médio dos demais açudes monitorados pela Aesa continua ainda baixo. Vinte e oito reservatórios na Paraíba estão capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total e 99 mananciais estão com menos de 20% de seu volume total.
A previsão da Aesa para hoje (10) e amanhã (11) é de mais chuvas em todo o Estado. No entanto, a temperatura vai variar entre 30ºC no Brejo e 35ºC no Sertão.
Segundo informações da Aesa, essas chuvas já podem ser indício de condições melhores para o período chuvoso 2017 do Semiárido, que vem amargando uma estiagem ao longo dos últimos anos. Em janeiro de 2015, por exemplo, as chuvas ficaram 76,3% abaixo da média. Já no mesmo período do ano passado, as precipitações foram 91,2% acima da média. A média histórica de janeiro varia de 100mm no Alto Sertão a 32mm no Cariri e Curimataú.
Cidades onde registraram mais chuvas:
Teixeira (119mm)
São José de Piranhas (100,2mm)
Patos (82,5mm)
Cajazeiras (78mm)
Serra Grande (72,3)
São José do Bonfim (33,1mm)
Ouro Velho (31mm)
Monteiro (22mm)
Carrapateira (21,4mm)
Desterro (15mm)
FONTE: Aesa
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp