POLÍTICA
Polêmica das macas no Trauma gera discussão na Câmara de JP
Vereadores deixaram a discussão de projetos de lado e priorizaram o debate político no Legislativo pessoense
Publicado em 15/10/2015 às 8:00
As declarações recentes do diretor do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, que acusou profissionais do Samu de agirem com má-fé ao deixarem ambulâncias paradas no estacionamento do hospital, continuam ecoando no meio político. Ontem, na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Marmuthe Cavalcante (sem partido) chegou a propor um Voto de Repúdio a Benevides, mas o requerimento foi retirado de pauta após argumentos da oposição. Não é a primeira vez que a saúde é usada como trincheira na Câmara dos Vereadores de João Pessoa. Na próxima segunda, a Comissão de Saúde da Câmara Federal vem a João Pessoa para verificar denúncias apresentadas pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), pré-candidato a prefeito da capital.
Na sessão de ontem, o líder da oposição, Raoni Mendes, argumentou que o Voto de Repúdio atacaria o gestor do Trauma de forma pessoal e, dessa forma, o culpabilizaria pela problemática da saúde. Ao tempo em que a matéria de Marmuthe foi retirada de pauta, os vereadores aprovaram por unanimidade um Voto de Solidariedade aos profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência, de autoria de João Almeida (SD). “Essas pessoas (profissionais do Samu) merecem todo o nosso respeito. São heróis do dia a dia. Elas não têm culpa da falta de maca ou de gestão”, defendeu.
O líder do governo, Marco Antônio, defendeu o gesto de Marmuthe e repudiou quem quer “partidarizar a saúde”.
Comissão de Saúde
A Comissão de Saúde da Câmara Federal vem à Paraíba a pedido de Wilson Filho (PTB), que denuncia falta de médicos em 42,86% das Unidades de Saúde da Família (USF) e problemas no atendimento e na estrutura no Hospital Ortotrauma de Mangabeira (Trauminha). A visita da comissão ocorrerá em dois momentos: pela manhã, visitarão locais de atendimento público como PSFs, Upas e hospitais e a partir das 14h, no auditório do Ministério Público na capital, uma audiência pública para discutir a situação da saúde na cidade.
Wilson Filho tem pretensões eleitorais na capital e encabeça um movimento chamado Frente pelo Desenvolvimento de João Pessoa, que reúne líderes partidários que fazem oposição ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD). A primeira e única reunião do bloco ocorreu no dia 10 de agosto.
Comentários