VIDA URBANA
Mulheres do Roger fazem exames citológicos e teste rápido de HIV
Além dos exames médicos, elas também vão poder participar de oficinas sobre direitos sexuais e reprodutivos e outras legislações relacionadas a gênero.
Publicado em 24/09/2010 às 19:48
Da Redação
As mulheres do Roger, em João Pessoa, estão sendo esperadas neste sábado, dia 25, para realizarem exames citológicos e o teste rápido do HIV durante uma ação educativa em saúde que será realizada durante todo o dia no bairro. Além dos exames médicos, elas também vão poder participar de oficinas sobre direitos sexuais e reprodutivos e outras legislações relacionadas a gênero. A atividade é promovida pelo Cunhã – Coletivo Feminista em parceria com a Casa Pequeno Davi e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. As oficinas contam com o financiamento do Instituto Ford, do governo da Grã Bretanha e da União Europeia.
De acordo com o articulador político da Casa Pequeno Davi, Mirley Jonnes da Silva, a ideia de oferecer os exames surgiu da observação de um grande déficit de mulheres realizando o citológico na Unidade Básica de Saúde, o que contraria o direito fundamental à saúde. Com a proposta das oficinas por parte da Cunhã, que terão um foco no empoderamento das mulheres sobre seus direitos, a Casa resolveu unir as duas ações em um único dia. “Aproveitamos o interesse das mulheres em fazer esses exames para tratar de outros temas que estão relacionados com sua cidadania”, justifica.
Para participar, as mulheres estão fazendo suas inscrições com os agentes de saúde do PSF e as entidades promotoras esperam pelo menos 100 pessoas para participarem das oficinas, mas o número de exames pode ser bem maior, de acordo com a demanda.
Esta atividade também faz parte de uma série de ações do Projeto Ação Integrada de Desenvolvimento, através do qual a comunidade está conhecendo seus direitos, identificando quando e onde eles são violados e exercitando o diálogo com o poder público para que os problemas sejam solucionados. Além do Roger, em João Pessoa, também faz parte do projeto a comunidade do Eucalipto, em Sapé, e em ambas as ações são cofinanciadas pela União Europeia e pelo Governo da Grã Bretanha. O projeto é realizado pela Casa Pequeno Davi e Associação Comunitária Nova Vida, em parceria com a Concern Universal.
Sobre os exames
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o exame citológico (papanicolau) é a principal forma de prevenção do câncer de colo do útero. Toda mulher que teve ou tem atividade sexual deve se submeter anualmente ao exame, especialmente se estiver na faixa etária entre 25 e 59 anos. Mas, segundo o IBGE/Pnad, em 2008 35% das mulheres paraibanas com este perfil não se submetiam ao exame há pelo menos três anos.
Já o teste rápido para diagnóstico do HIV é um método para triagem de pacientes, já que possibilita a realização do teste em locais que não contam com laboratório para realizar a análise e o resultado sai em 30 minutos. Se for detectado algum caso, o procedimento de confirmação garante segurança no resultado. O teste rápido é uma das estratégias usadas pelo Ministério da Saúde para diagnosticar soropositivos e iniciar o mais breve possível a ingestão do coquetel.
Comentários