VIDA URBANA
Beneficiário deve aderir ao 'Brasil Carinhoso'
Cadastro pode ser realizado na própria sede do Fome Zero, no bairro da Prata, ou nas creches públicas da cidade até o final deste mês.
Publicado em 09/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:21
Beneficiários do Bolsa Família que possuem filhos ou dependentes entre 0 e 6 anos de idade deverão cadastrar as crianças para receber benefícios do Programa Brasil Carinhoso, do governo federal. Em Campina Grande são 34 mil famílias que recebem o Bolsa Família e que podem realizar os cadastros na própria sede do Fome Zero, no bairro da Prata, ou nas creches públicas da cidade até o final deste mês.
A Creche Municipal Alcides Cartaxo, localizada no bairro do Cinza, foi a primeira a receber parentes dos estudantes, que realizaram ontem o cadastramento através de técnicos do Bolsa Família. A professora Maisa Barbosa, que matriculou a filha de três anos na creche, contou que mesmo sem receber o Bolsa Família, achou a iniciativa importante, já que através do Número de Inscrição Social (NIS), feito para cada criança que estuda em creche pública, o município poderá receber mais benefícios federais.
“Eu sempre respondi aos chamados da escola, porque acredito que qualquer projeto que vier para a educação do município será bem-vindo. Aqui os educadores trabalham com responsabilidade e eu me sinto segura em deixar a minha filha”, contou. Conforme o técnico do Bolsa Família Fernando Marques, apesar do NIS também ser importante para a realização do censo na Educação municipal, apenas as famílias cadastradas no Bolsa Família e que inscreverem seus dependentes poderão receber o benefício do Brasil Carinhoso, que receberão a quantia de R$ 32 mensais (cada um) .
“A criança vai receber o benefício diretamente através do cartão do Bolsa Família dos pais ou responsáveis. O NIS tem que ser feito porque é uma forma de identificação da criança”, contou.
Segundo explicou, o benefício faz parte do plano 'Brasil sem Miséria'. De acordo com o Programa Brasil Carinhoso, todas as famílias serão informadas com uma mensagem impressa no extrato do último pagamento. Essa nova medida do governo pretende reduzir em 40% a extrema pobreza de todo o Brasil e 62% da pobreza na primeira infância.
Comentários