icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde combate pragas urbanas em bairros

A concentração das equipes será em frente ao condomínio Val Paraíso, no Bessa.

Publicado em 20/08/2014 às 6:00

A Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia hoje, uma série de ações para controle e eliminação de roedores, focos de mosquitos e animais peçonhentos nos bairros do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, sempre a partir das 8h. A concentração das equipes será em frente ao condomínio Val Paraíso, no Bessa.

Nas comunidades ribeirinhas do Rio Jaguaribe, na divisa com Cabedelo, o foco será o controle de roedores, com objetivo de diminuir os casos de leptospirose, e a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Todos os prédios em construção nestes bairros também serão vistoriados, a fim de eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue e orientar os trabalhadores como evitar a proliferação de criadouros.

Nessa ação, equipes também farão uma pesquisa de criadouros do mosquito no entorno de residências monitoradas por armadilhas ovitrampas, que são armadilhas artificiais que visam saber qual o volume de ovos do mosquito da dengue naquela região.

O gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVaz) da SMS, Nilton Guedes, ressalta que o principal objetivo desta ação é orientar a população, onde a Prefeitura está trabalhando não só no combate, mas para evitar a proliferação de pragas e doenças. “A maior arma é a informação. Precisamos trabalhar para evitar que essas pragas tenham alimento, água, abrigo e acesso, pois dessa forma conseguiremos evitar o aparecimento descontrolado de roedores e mosquitos”, enfatizou.

Técnicos da Vigilância Ambiental e Zoonoses farão ainda palestras em escolas dos bairros visitados, para conscientização da população, e visitarão borracharias e sucatas para orientar sobre o destino correto dos pneus que já perderam a vida útil.

DENÚNCIAS

Durante todos os dias da ação, uma equipe ficará de plantão em frente ao condomínio Val Paraíso para receber denúncias.
A população pode colaborar no combate à dengue, leptospirose e incidentes com animais peçonhentos entrando em contato com o Disque Dengue pelo número 3214-5718.

ANIMAIS PEÇONHETOS

Nos cinco primeiros meses do ano, a GVaz registrou 625 acidentes com animais peçonhentos. Desses, 587 (94%) foram provocados por escorpiões.

Para o controle, as equipes realizam ações em prédios, terrenos e locais estratégicos onde são encontrados esses animais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp