icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Assembleia decide manter nove vetos do governador

Base governista manteve nove dos dez vetos do governador, entre eles um que propõe isenção de estacionamento para clientes em estabelecimentos comerciais.

Publicado em 16/08/2012 às 6:00


Em sessão realizada ontem, a Assembleia Legislativa analisou 10 vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) a projetos de lei de autoria dos deputados. A base governista saiu vitoriosa com a manutenção de nove vetos.

Entre os que foram mantidos está o aplicado ao projeto nº 803/ 2012 de autoria do deputado Janduhy Carneiro (PEN), que propunha a isenção de taxa de estacionamentos para clientes de estabelecimentos comerciais.

De acordo com o projeto de Janduhy, os clientes que fizessem compras nos estabelecimentos comerciais que equivalessem a cinco vezes o valor cobrado como taxa de estacionamento ficaria dispensado de pagar a mesma. “Esse veto me causou perplexidade e estranheza. Como é que o governo veta uma matéria defendendo interesses empresariais?”, questionou Janduhy. No plenário ele ainda tentou convencer seus companheiros que o projeto seria bom para os consumidores e argumentou que ele tinha sido aprovado por 32 votos em plenário, mas não obteve sucesso, com 15 deputados votando pela manutenção e apenas oito pela derrubada.

“Foi um ato de pura incoerência”, disse Carneiro sobre o posicionamento dos parlamentares.

“Nunca votei favorável a um projeto desse tipo, isso é fazer gentileza com chapéu alheio”, disse o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSDB), que orientou pela manutenção do veto de Ricardo Coutinho. Na avaliação dele, se a matéria fosse aprovada seria uma interferência do poder público junto à iniciativa privada.

Outro veto mantido na sessão de ontem foi o dado ao projeto n° 796/2012 de autoria de Frei Anastácio (PT) que criava o programa estadual de Ensino Médio em período integral.

“Lamento o que aconteceu porque essa é uma das principais propostas apontadas por especialistas, em todo Brasil, para barrar os níveis de violência que atingem os jovens e elevar a qualidade da educação”, disse o deputado sobre a votação.

O único veto rejeitado foi o que o governador tinha aplicado ao projeto de lei nº 270/2011 de autoria de Assis Quintans (DEM) que possibilita a redução da carga horária de servidores públicos que tenham filhos portadores de necessidades especiais sem prejuízo nos seus vencimentos.

A derrubada só ocorreu porque o líder da bancada governista liberou os deputados para votarem os vetos como quisessem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp