CULTURA
Cinema discute sexualidade durante mostra temática em JP
Programação vai até dia 26 e exibirá, ao todo, 33 produções, incluídos aí curtas e longas.
Publicado em 17/10/2010 às 10:09
Astier Basílio, do Jornal da Paraíba
Se há um tema que a sétima arte não se furtou em retratar, esse tema foi a sexualidade. Nesta segunda-feira (18) tem início em João Pessoa a II Mostra de Filmes Temáticos – Matizes da Sexualidade. A abertura será no Espaço Cine Digital, no Espaço Cultural José Lins do Rego, às 19h. A programação exibirá, ao todo, 33 produções, incluídos aí curtas e longas. Serão apresentadas produções de várias nacionalidades, algumas das quais nem foram exibidas em nossas salas.
A programação está praticamente fechada. Praticamente porque o filme que fará a abertura ainda não foi escolhido. Foi o que informou, por telefone, Pedro Nunes, coordenador da mostra. “Será um filme sobre Lorca, não tenho como divulgar agora, vai ser surpresa”, disse.
A mostra se pautou pelo ecletismo. Há desde diretores já consagrados, como é o caso do italiano Bernardo Bertolucci, do espanhol Pedro Almodóvar, o multimídia britânico Peter Greenaway, além do festejado Wong Kar-Wai, passando também por produções bem avaliadas como Shortbus, de John Cameron Mitchell.
A produção paraibana também marca presença. Há uma linha de documentários que aborda a temática sexual. Como representante desta vertente, , de Bertrand Lira.
A mostra, que vai até o dia 26, com exibições diárias e gratuitas no Espaço Cine Digital, é promovida pelo núcleo de Estudos em Mídias Digitais e Acessibilidade (Digital e Mídia) e o núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher (Nipam), ambos da UFPB, com apoio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Associação Brasileira de Documentaristas – Paraíba (ABD-PB), Academia Paraibana de Cinema e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Comentários