CULTURA
Espetáculo do Palco Giratório homenageará Nelson Rodrigues
Espetáculo [In]Sônia,da Cia. Argonautas, abre nesta quarta-feira (29), a 3ª etapa do 'Palco Giratório', que homenageará Nelson Rodrigues.
Publicado em 29/08/2012 às 6:00
Começa nesta quarta-feira (29) a 3ª etapa do Palco Giratório em João Pessoa: [In]Sônia, espetáculo da Cia. Argonautas, abre hoje o festival no Teatro Santa Roza, às 21h, homenageando o centenário de Nelson Rodrigues com uma adaptação da Valsa nº 6 (1951).
Os Argonautas fazem um intercâmbio com o grupo convidado do festival: os matogrossenses do Teatro Mosaico, que apresentam amanhã, às 20h, também no palco do Santa Roza, o espetáculo Anjo Negro.
Segundo Tony Silva, integrante do grupo paraibano que foi responsável pela adaptação e encenação do texto de Nelson Rodrigues, a apropriação que os Argonautas fazem da obra do dramaturgo é quase que literal: "[In]Sônia mantém o texto quase que na íntegra, utilizando a dança-teatro como proposta de encenação e não se esquivando de nenhum dos desafios propostos por Nelson, que escrevia sempre com muitas rubricas".
A ideia de Tony Silva era diferenciar-se do que foi exposto em Infidelidade, terceira peça do repertório do Argonautas que se baseava em fragmentos de contos do autor e manchetes de jornais.
Para Tony Silva, a grande questão ao adaptar Nelson Rodrigues se dá justamente na questão da fidelidade: "É sempre um dilema recortar ou não um autor como Nelson Rodrigues. Ou você não mexe, e pode soar antiquado, ou mexe, e aguenta as críticas".
Comentários