icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Aguinaldo quer implantar Região

Implantanção da Região Metropolitana de Campina Grande iria ajudar na alocação de recursos, diz ministro.

Publicado em 19/05/2012 às 6:30


O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), defendeu ontem (18) a implementação da Região Metropolitana de Campina Grande, criada pela Lei Complementar Estadual nº 92/2009, de sua autoria, aprovada pela Assembleia Legislativa em 17 de novembro de 2009, sendo sancionada pelo então governador José Maranhão (PMDB). O apelo do ministro Aguinaldo Ribeiro para implementar a Região é endereçado ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e ao governador Ricardo Coutinho (PSB), visando também mobilizar a população de Campina Grande.

A ideia do ministro Aguinaldo Ribeiro é facilitar a alocação de recursos para os 23 municípios que integram a Região Metropolitana de Campina Grande, pois grande parte dos recursos do governo federal é dirigida a regiões metropolitanas, e Campina Grande tem perdido muito com isso. Ele citou o caso da Região Metropolitana de João Pessoa, beneficiada com recursos da ordem de R$ 363 milhões para a área de mobilidade urbana.

“O projeto foi sancionado, mas não foi implementado. Se estivesse regulamentada a Região Metropolitana, aqueles municípios receberiam mais benefícios”, disse. “Estou chamando a atenção, fazendo esse apelo, porque falta articulação para instalar essa Região Metropolitana, para que não se perca recursos e a região toda será beneficiada”, disse Aguinaldo, procurando sensibilizar a população e os gestores paraibanos.

Para ele, falta apenas vontade política para implementar a lei. “E eu estou à disposição do governo e do prefeito para discutir os programas do governo federal”, assegurou.

A Região Metropolitana de Campina Grande (RMCG) é formada por 23 municípios. Compreende os municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Massaranduba, Alagoa Nova, Boqueirão, Queimadas, Esperança, Barra de Santana, Caturité, Boa Vista, Areial, Montadas, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça, Fagundes, Gado Bravo, Aroeiras, Itatuba, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda, Matinhas e Pocinhos.

A população da RMCG está estimada em 695.931 habitantes segundo o IBGE em 2010.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp