icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Começa 2ª etapa da campanha de vacinação contra pólio em JP

Meta é imunizar cerca de 53 mil crianças da capital com menos de cinco anos de idade. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.

Publicado em 11/08/2009 às 8:52

Da Redação

“Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”. Com este chamado, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa iniciou ontem a segunda etapa anual da campanha contra poliomelite. A meta é imunizar cerca de 53 mil crianças da capital com menos de cinco anos de idade. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde, que em todo o Brasil, visa a vacinar 16,3 milhões de crianças na referida faixa etária. A secretaria recebeu do órgão federal um estoque de 64 mil doses para garantir a vacinação.

Na manhã de ontem, os 192 postos de Unidade de Saúde da Família na cidade começaram a ação. No lactário da Torre, nas duas primeiras horas de atendimento, 32 crianças já haviam sido imunizadas contra a poliomelite. O administrador Rodrigo José e a estudante Shirlene Pereira levaram sua filha, a pequena Mariana Pereira, de apenas quatro meses, para ser uma das primeiras a receber a vacina.

“Nem pensamos em evitar as filas. Corremos pensando na saúde dela, para prevenir doenças”, disse o pai. A primeira etapa da campanha foi realizada no dia 16 de junho. Na ocasião, Mariana Pereira também recebeu uma dose. “Seguimos corretamente todas as orientações. Trouxemos ela da primeira vez e, agora, o pediatra nos informou sobre a segunda dosagem. E não perdemos tempo”, revelou a mãe.

A campanha do Ministério da Saúde compreende duas etapas de vacinação. De acordo com a chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas Vanderlei, a segunda dosagem vem a complementar a primeira. “Porém, a criança que não foi vacinada na primeira etapa deve receber a dose agora. E, claro, as que já tomaram, precisam receber a nova imunização”, disse. Segundo ela, as crianças que amamentadas recebem uma espécie de imunidade através do próprio leite materno. “Mas elas precisam tomar as gotinhas para desenvolverem a defesa necessária”, orientou.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves, ela pode levar à paralisia e morte. No Brasil, ainda de acordo com Chiara Dantas, desde 1989 não é registrado nenhum caso da poliomelite. Contudo, apenas em 1994 a doença foi oficialmente erradicada do país. O último caso brasileiro aconteceu na cidade de Sousa, no Sertão paraibano.

A primeira etapa da campanha, em João Pessoa, também teve como foco o universo de 53 mil crianças. “A meta foi atingida e esperamos fazer o mesmo agora na segunda etapa”, destacou Chiara Dantas. Para isso, além dos postos de saúde fixos, no próximo dia 22, a secretaria irá realizar o dia D de combate à pólio. “Vamos disponibilizar 29 postos volantes, que serão instalados em lugares estratégicos da cidade. Após este dia, iremos analisar os resultados obtidos e, se for necessário, tentar prorrogar o período da vacina”, disse.

Além da vacina contra a pólio, os postos também estarão oferecendo outras imunizações como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e infecções por hemófilo), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), rotavírus e hepatite B. “É importante que os pais levem seus filhos, sempre portando o cartão de vacinação das crianças. E se estiver com alguma dose em falta, aproveitar para corrigir o atraso”, concluiu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp