icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

"Quero contar histórias extraordinárias de pessoas comuns", diz Silvestre na PB

Jornalista encerrou evento sobre Folkcomunicação em Campina Grande falando sobre a série 'Brasileiros', onde ele mostra exemplos de pessoas que mudaram os rumos de comunidades.

Publicado em 10/06/2011 às 21:40

Karoline Zilah

O jornalista Edney Silvestre esteve em Campina Grande nesta sexta-feira (10) encerrando a programação do seminário sobre Folkcomunicação, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O encontro aconteceu no Teatro Rosil Cavalcanti, situado no complexo do Parque do Povo, em paralelo às festividades do Maior São João do Mundo. A apresentação e a mediação foi feita por Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Globo Nordeste.

Edney preferiu definir a ocasião como uma 'reunião' com estudantes e profissionais da Comunicação Social. Atuando como repórter da TV Globo e apresentador do programa 'Espaço Aberto Literatura', da Globo News, ele aproveitou o espaço para falar de suas experiências no jornalismo voltado para assuntos regionais, especialmente enquanto idealizador do programa 'Brasileiros'.

Um olhar positivo do Brasil

Viajando o país com os repórteres Marcelo Canellas e Neide Duarte, Edney Silvestre apostou em mostrar como pequenas comunidades tiveram suas vidas mudadas para melhor e se desenvolveram a partir de iniciativas de pessoas humildes. Ele revelou que a série de reportagens chegou a ser criticada por outros jornalistas que apostam somente em notícias negativas. “Cheguei a ouvir deboches do tipo: 'lá vem ele com essas matérias construtivas'”, comentou o repórter.

Segundo ele, a inspiração para a série veio num tempo em que apenas notícias ruins sobre o Brasil ganhavam espaço nas manchetes de jornais impressos e na televisão, como o escândalo político do 'mensalão'. Sua proposta foi mostrar que existe solução para o país e que a maior parte dos brasileiros vive para fazer o bem por meio de seus trabalhos e ideais.

“Com 'Brasileiros' quisemos viajar pelos estados, passando por cidades pequenas e até desconhecidas, mostrando que as pessoas estão construindo uma nova realidade independente do poder público, de governos estaduais ou municipais. Contamos histórias extraordinárias de pessoas comuns”, explicou Edney Silvestre.

O repórter falou sobre seu histórico pessoal, dividindo com o público que muitos de seus parentes são pessoas humildes que não tiveram acesso à educação formal, mas ainda assim vivem com dignidade e criam oportunidades.

“Uma parte da minha família é analfabeta. Vivemos em um país onde 14% da população, cerca de 40 milhões de pessoas, são incapazes de compreender o que leem. Mesmo assim nosso país existe e cresce por causa dessas pessoas. Foram elas que construíram essa potência como somos hoje”, defendeu.

O escritor

Seu trabalho como escritor também foi abordado no evento em Campina Grande. Na conversa com o público, ele disse que começou a carreira no jornalismo impresso e nunca se imaginou trabalhando na TV. “Hoje não consigo ver separação entre categorias: jornalismo televisivo, impresso, de revista ou meus trabalhos enquanto escritor. Sou jornalista 24 horas”, afirmou.

O reconhecimento enquanto escritor de romance chegou como uma surpresa, segundo Edney. Seu livro de estreia, “Se eu fechar os olhos agora”, recebeu duas premiações importantes no ano passado: o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante e o Prêmio Jabuti de melhor romance.

Ele comentou o processo criativo da obra, que tem como pano de fundo a Ditadura Militar, e adiantou uma novidade sobre seu próximo livro: a história será ambientada na época do governo do presidente Fernando Collor de Mello, durante a crise financeira vivida pelo Brasil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp