ECONOMIA
Missão Paraíba-China terá o apoio do MDIC
Ajuda do MInistério deve ser quanto aos agendamentos do encontro no Porto Shangai e à realização de reuniões com líderes setoriais.
Publicado em 18/09/2010 às 10:34
Da Redação
Com News-Assessoria
O objetivo de buscar o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para realização da parceria público-privada que promete desenvolver uma linha de exportação e importação entre o Brasil e a China, a partir da Paraíba, conhecida como Missão Paraíba-China, foi alcançado.
Depois da apresentação do projeto, que será capitaneado pela Companhia Docas da Paraíba, administradora do Porto de Cabedelo, o diretor comercial do Porto, Francisco Paquet, recebeu a informação de que o Ministério vai dar um apoio à missão. A ajuda será voltada, principalmente, à questão dos agendamentos dos encontros no Porto de Shangai e à realização de reuniões com líderes setoriais, com foco nos segmentos empresariais que irão participar da missão, para melhor aproveitamento do projeto e, consequentemente, da viagem.
Segundo Paquet, este primeiro encontro serviu para que as partes envolvidas no projeto, que pretende inserir a Paraíba no contexto da internacionalização comercial, discutissem o papel de cada um na operação do mesmo e a real possibilidade de apoio do governo federal. “Fomos muito bem recebidos, o projeto foi bastante elogiado e a perspectiva é que tenhamos um apoio institucional importante do MDIC no sentido de fortalecer a missão que tem o objetivo de ampliar os destinos das exportações paraibanas e diminuir a dependência do Estado em relação a mercados considerados tradicionais”, afirma Paquet.
A execução da Missão, que prevê a viagem de um grupo de empresários paraibanos à China, onde permanecerão durante 17 dias realizando diversas atividades voltadas ao conhecimento do mercado local e à divulgação da mercadoria brasileira, será muito importante para a Paraíba.
“Na China, os empreendedores paraibanos conhecerão os portos chineses, as maiores feiras multimodais do mundo, além de também participarem de rodadas de negócios e fazerem contato com diversos fornecedores de mercadorias. Essa, com certeza, é a grande oportunidade da Paraíba, que fará negócios com a segunda maior economia do mundo”, afirma o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld. Ele lembrou ainda que a Missão é de interesse de várias classes da sociedade paraibana, que querem ver o Porto de Cabedelo despontar no transporte marítimo comercial.
O diretor comercial do Porto de Cabedelo, o empresário Marcelo Abrantes e a gerente comercial Melca, representantes da Luma Trading, empresa especializada na orientação de empresários no que se refere ao processo de importação e exportação de produtos, foram recebidos no MDIC pela coordenadora de Missões do Ministério, Marcela Carvalho, e por um dos coordenadores da Rede Nacional de Informações Sobre Investimentos (Renai), Eduardo Celino.
Comentários