icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ortotrauma tem novos leitos para garantir atendimento

Foram investidos R$ 1,5 milhão nas melhorias para disponibilizar mais leitos e melhorar o atendimento em pediatria e traumatologia.

Publicado em 22/11/2011 às 6:30


Em João Pessoa, oito novos leitos para atendimento de urgência pediátrica foram inaugurados, ontem, no Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Ortotrauma. A ala Rebeca Cristina destinada ao público infantil deve beneficiar, além da capital, a população de outras 180 cidades conveniadas.

A abertura dos novos leitos deve desafogar o Hospital Municipal do Valentina, referência no atendimento de crianças na capital.

Em setembro último, a unidade hospitalar do Valentina registrou 3.051 atendimentos de crianças, sendo que 138 precisaram ficar internadas devido a problemas de saúde a exemplo de dengue e pneumonia. As demais, com sintomas de diarreia, infecções e viroses voltaram para casa após serem medicadas.

Além do setor para atendimento infantil, o Ortotrauma recebeu 32 novos leitos de ortopedia. Para a construção das melhorias no Complexo foram gastos aproximadamente R$ 1,5 milhão, dentre aquisição de equipamentos e construção da obra. Thatiany Monteiro Coelho, diretora-geral do Complexo Hospitalar, ressaltou que os investimentos integram uma ação de melhoria de qualidade no atendimento à população pelo qual o hospital está passando, como ampliação de exames e ampliação de leitos. "Tínhamos um contingente de pessoas que aguardavam nos corredores que agora passaram a ser alojados confortavelmente em leitos”, salientou Thatiany.

Na oportunidade, o prefeito da capital, Luciano Agra, ressaltou a importância da obra para moradores de João Pessoa e cidades próximas. “Todos os equipamentos da rede hospitalar municipal estão recebendo investimentos, a exemplo do Santa Isabel, que recebeu equipamentos de ressonância magnética e o próprio Complexo de Mangabeira. Grande parte dos atendimentos no Complexo, em razão de convênios ou procura espontânea do usuário, é feita em pacientes originários de outros municípios”, afirmou o prefeito.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira atende a urgências e emergências em clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, bem como realiza cirurgias eletivas em traumatologia e ortopedia e bucomaxilofacial, bem como atende a urgências pediátricas em clínica médica e em traumatologia.

Só em traumatologia e ortopedia são realizadas 270 cirurgias, em média, ao mês. A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, lembrou que a demanda de atendimentos na especialidade de ortopedia será suprida com os novos leitos.

O hospital conta também com um Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm), hoje conta com oito leitos. Além das tomografias realizadas em pacientes internos e em crianças, no hospital podem ser realizados exames de colonoscopia, endoscopia, exames laboratoriais, ultrassonografia e raio-x, através da indicação dos médicos das Unidades de Saúde da Família e da Central de Regulação de João Pessoa.

Na rede estadual, o Complexo de Pediatria Arlinda Marques é o hospital de referência no atendimento às crianças e adolescentes de 0 a 16 anos do Estado da Paraíba. No setor de urgência a média é de três mil atendimentos na urgência e 11 mil no ambulatório. Entre os principais problemas de saúde apresentados pelas crianças estão as viroses, especialmente as respiratórias e gastrenterites (diarreias e vômitos).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp