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ECONOMIA

Procon faz ação preventiva para evitar fraudes a consumidores no Black Friday

Órgão trabalha para inibir possíveis enganações, tanto em lojas virtuais quanto físicas. Veja dicas para não ser enganado.

Publicado em 25/11/2015 às 16:28

Os preços anunciados pelas lojas que participam do Black Friday, marcado para a próxima sexta-feira (27), estão sendo monitorados desde a terça-feira (24) pelos fiscais da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). O Black Friday é uma ação de consumo que se caracteriza por oferecer grandes promoções em diversas lojas, virtuais e físicas. O objetivo da Operação Black Friday realizada pelo Procon-JP é inibir possíveis enganações, tanto em lojas virtuais quanto nas físicas.

“O Procon-JP está atento porque este é um evento que vem crescendo a cada ano no Brasil e, de certa forma, o conceito do Black Friday americano, onde realmente os descontos são reais, foi desvirtuado aqui. Aqui no Brasil já foi constatado que alguns lojistas se aproveitam da boa-fé do consumidor neste momento por que sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano”, alerta o secretário do órgão, Helton Renê.

O titular do Procon-JP informa que em relação à internet, foi estimado que, de cada cinco internautas, quatro participem do evento e alerta que as pessoas devem conferir se a empresa existe de fato e de direito (CNPJ, endereço e telefone de contato), e entrar logo em contato com os órgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida ou se identificar algum problema durante a transação.

Alerta para prazo de troca

O Procon de Campina Grande também está em alerta e vai oferecer atendimento às reclamações de consumo do Black Friday, pessoalmente, em sua sede na rua Afonso Campos, 304, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por telefone, através do Disque Denúncia 151 e ainda através da fiscalização, no telefone (83) 98802-5525 das 8h às 21h.

"Nas compras onde o consumidor manuseie o produto, os comerciantes só têm o dever de trocar caso seja constatado defeito, durante o prazo legal, lembrando que as reclamações para problemas aparentes ou de fácil constatação são de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para bens duráveis. As regras valem para produtos nacionais ou importados", explica o coordenador executivo do Procon-CG, Paulo Porto de Carvalho Júnior.

Dicas para aproveitar bem o Black Friday

  • Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, catálogos, ou Internet, você tem o direito de arrependimento assegurado. Seu prazo para desistir da compra é de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria.
  • É dever do fornecedor, cumprir o anunciado. Por isso, atenção na hora da confirmação do pagamento. O preço deve ser idêntico ao ofertado. Salve no seu computador, faça print de telas no celular ou imprima a tela do site com a oferta e o prazo de entrega do produto, assim como a tela de confirmação da compra.
  • O Procon alerta para um problema recorrente: a maquiagem nos preços supostamente promocionais por lojas não confiáveis. Assim, prefira as lojas com o selo de qualidade Black Friday Legal, que identificará as empresas que aceitaram cumprir o código de ética do evento, que proíbe falsas ofertas e exige a identificação correta dos produtos em promoção.
  • Atenção ao valor cobrado pelo frete, que pode ser tão caro a ponto de não compensar o desconto no valor da mercadoria.
  • Confira a credibilidade da loja. Para isso, procure no site a identificação da loja, a razão social, CNPJ, endereço e outras formas de contato (SAC). Se estas informações não estiverem disponibilizadas, escolha outro fornecedor.
  • Desconfie de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida.
  • Faça uma lista do que pretende comprar. Pesquise o preço dos itens pretendidos dias antes do evento. Cadastre um alerta de preços destes itens para ficar verificar se realmente se trata de um desconto relevante ou de uma estratégia de marketing.
  • Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais.
  • Não compre por impulso. Não se endivide para comprar.
  • Estipule o quanto pretende gastar com cada item que deseja. Compare-o com o de outras marcas. Verifique se ele corresponde às suas expectativas.
  • Lembre-se que parcelamento é dívida e que você terá de lidar com esta obrigação ao longo dos próximos meses.
  • Se for inevitável, certifique-se de que o parcelamento cabe no seu orçamento e se este dinheiro não lhe fará falta no futuro.
  • Desconfie de lojas que só oferecem boleto bancário como forma de pagamento.
  • Evite realizar suas compras online em lan houses ou computadores públicos. Dê preferência ao seu computador individual, protegido por programas antivírus, a fim de dificultar a ação dos hackers, que ficam atentos a este tipo de evento para apoderar-se de seus dados pessoais.
  • Garantia do produto, política de troca, prazo de entrega, também pode virar pegadinha durante este evento. Por isso, fique atento às letras de rodapé. Guarde todos os comprovantes do processo de compras: e-mails, boletos, extratos, comprovantes do cartão de crédito e protocolos de atendimento.
  • Por fim, lembre-se que em caso de problemas com as compras durante a Black Friday, não hesite em exigir seus direitos. Primeiro procure o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da loja. Anote o protocolo. Se esta medida não lhe trouxer solução, entre em contato com o Procon Municipal.
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Jornal da Paraíba

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