VIDA URBANA
Policiamento de Cães vai reforçar ações em Campina
O 2º Pelotão de Policiamento de Cães da Paraíba foi inaugurado ontem no bairro das Malvinas.
Publicado em 23/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 08/03/2024 às 17:45
Campina Grande ganhou ontem um nova modalidade de policiamento. O 2º Pelotão de Policiamento de Cães da Paraíba foi inaugurado ontem no bairro das Malvinas e terá capacidade para abrigar até oito animais devidamente treinados para atuar em situações de policiamento ostensivo, controle de rebeliões em unidades prisionais, eventos esportivos, identificação de drogas, armas e explosivos, e ainda resgate de vítimas em locais de difícil acesso. O pelotão funciona a partir de hoje na 5ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais.
No início estarão a serviço da Polícia Militar na cidade cinco cães, sendo dois da raça rottweiler, um pastor alemão, um labrador e um cane corso. Todos vão passar por treinamento no 1° Pelotão, em João Pessoa, e têm idades que variam entre um e seis anos. De acordo com o capitão da 5ª Companhia, Alisson Figueiredo, esse serviço de policiamento com cães funcionará como um auxílio no combate à criminalidade no município, uma vez que a ação policial terá mais instrumentos para proteger a sociedade.
“Esta é uma conquista muito importante para que cada vez mais a Polícia Militar esteja preparada para combater o crime. Vamos contar inicialmente com esses cinco cães, mas temos capacidade para abrigar até oito animais, que estarão sendo constantemente treinados e preparados para proteger a sociedade. Esses cães trabalharão em conjunto com os policiais, atuando de forma responsável nas ocorrências atendidas em todos os locais de abrangência do nosso Batalhão”, apontou o capitão.
Com um investimento de R$ 30 mil, o 2º Pelotão de Policiamento de Cães já começa a atuar hoje no bairro das Malvinas. De acordo com o coronel Euller Chaves, comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, os cães funcionarão como um suplemento para as atividades do policial. Segundo ele, o 1° Pelotão, em João Pessoa, também passa a contar com novos animais, que representam mais alternativas para o trabalho da polícia. Ele ainda destacou que este ano ainda poderá ser inaugurado mais um pelotão desse gênero.
Comentários