icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

As cores e texturas de Fernanda Yamamoto

Coleção da estilista aposta nos desenhos geométricos e nas montagens de tecidos.

Publicado em 08/07/2012 às 16:00

O colorido marcante e o mix de texturas são as apostas da estilista paulistana Fernanda Yamamoto para a temporada primavera/verão desse ano. Além das saias e vestidos nos tamanhos de médio a curtos, as estampas com desenhos geométricos e os looks com montagens de tecidos também estão presentes na coleção da estilista, lançada na última edição do São Paulo Fashion Week (SPFW).

Para deixar você antenado com as tendências, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA conversou com a estilista Fernanda Yamamoto, que esteve essa semana em João Pessoa para realizar uma palestra sobre 'Processo Criativo' e participar do júri da 2ª edição do FashionTech – concurso para escolha de novos estilistas do projeto Estação da Moda.

As formas e cores que resultaram na coleção apresentada por Fernanda Yamamoto tiveram como inspiração os traços do arquiteto mexicano Luís Barragan e do artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, principalmente para os looks com exploração dos 'metaesquemas', produzidos a partir da junção de pedaços de tecidos. A técnica transmite movimento e modernidade às peças.

“Comecei a ter ideias em cima dos trabalhos do Hélio Oiticica e de algumas similaridades do trabalho dos dois, como as formas e planos do Luís Barragan. Em paralelo, comecei a fazer o trabalho de experimentação do processo da textura, pra ver se vai ter algum trabalho manual ou traços artesanais na coleção”, conta.

As técnicas artesanais para a criação de texturas estão sempre presente nas peças da estilista. Na coleção lançada no SPFW, Fernanda Yamamoto fez uma espécie de 'maquete' nas roupas, para dar um efeito da estampa geométrica e deixar as peças com aspecto mais armado. “A questão do artesanal para os dias de hoje é um resgate da cultura brasileira. Sempre trago em minhas coleções, exceto nessa, trabalhos com bordados. Para essa coleção, utilizei uma técnica com linhas geométricas em tule”, completa.

Além de trazer todo o diferencial para as peças, a técnica utilizada pela estilista valorizou também a modelagem, aparecendo principalmente nos vestidos. Assim como as saias, eles vieram em cumprimentos de curto a médio, reafirmando que o verão será mesmo leve e com 'pernas de fora'. E para dar toda essa 'leveza' para curtir o verão, a proposta de Fernanda Yamamoto é trazer peças que contrastam cortes mais justos, combinando modelagens mais soltas na parte superior, como por exemplo, os vestidos curtos, com a parte de cima mais sem decote.

Ainda quanto às modelagens, outra marca registrada da estilista são os detalhes que lembram a cultura japonesa. Para a coleção de verão, os detalhes apareceram muito nos vestidos, que lembram os modelos 'envelopados', e nas blusas, com acabamentos em dobras. “Isso não é intencional e acaba entrando pela forma como eu trabalho a modelagem. Eu acabo fazendo as dobras, que lembram um pouco o origami”, comenta. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp