VIDA URBANA
Faixa exclusiva passa a vigorar próximo mês
Uso indevido da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Floriano Peixoto passará a ser fiscalizado pela STTP.
Publicado em 31/12/2013 às 6:00
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande confirmou que, a partir da segunda semana de janeiro, os agentes de trânsito da instituição passarão a fiscalizar, incluindo a aplicação de multas, o uso indevido da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Floriano Peixoto. Como a terceira e última parte da sinalização está sendo concluída até o dia 10 do próximo mês, a intenção é desenvolver um trabalho educativo em alguns dias para depois passar a fiscalizar de forma mais efetiva a via que corta os bairros do Serrotão, Malvinas, Santa Rosa, Centenário e São José e Centro.
De acordo com Vicente Rocha, superintendente da STTP, só falta ser concluída a instalação das placas de sinalização no bairro do Centenário. Segundo ele, a presença da faixa exclusiva para o uso de ônibus, táxis com passageiros, carros de polícia e ambulâncias tornará o trânsito com mais possibilidade de fluidez, o que irá ajudar em vários aspectos um dos gargalos enfrentados pela gestão municipal, ou seja, a mobilidade urbana.
“Com a faixa exclusiva todos saem ganhando. O trânsito ficará mais fácil tanto para os usuários do transporte coletivo, como também para o serviço de segurança e hospitalar. No horário de pico da manhã, nós registramos um fluxo de 130 ônibus passando pela Avenida Floriano Peixoto, além de 2.500 carros, que totaliza um número de mais de nove mil pessoas, além de que com essa faixa, iremos encerrar a disputa por espaço entre veículos pequenos e maiores”, destacou Vicente Rocha.
Com a mudança, estará terminantemente proibido o estacionamento em frente a vários estabelecimentos comerciais localizados na avenida. Ao todo, são 22 pontos que não poderão mais receber clientes que estacionem em frente ao comércio. Para evitar maiores constrangimentos, o superintendente da STTP confirmou que, em conversa com os empresários da área, a alternativa foi orientar que os condutores estacionem nas ruas transversais à Floriano Peixoto.
Segundo ele, a alternativa foi a melhor para que o comércio não seja prejudicado, nem tampouco os condutores.
Para os motoristas que insistirem em estacionar na faixa exclusiva, a STTP indica que o valor da multa cobrada é de R$ 27,69 e mais cinco pontos na carteira. O superintendente ainda informou que, a partir de fevereiro, novos estudos serão iniciados para que outras áreas de Campina possam ganhar faixas exclusivas para os ônibus.
“Para decidir em quais áreas a faixa exclusiva será instalada, é preciso realizar um estudo muito minucioso. Implantamos na Avenida Canal e na Floriano Peixoto este ano porque essas eram as áreas mais críticas que tínhamos”, disse Vicente.
Comentários