icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Adolescente é soterrada em JP

Deslizamento de barreira aconteceu na comunidade Saturnino de Brito e soterrou uma adolescente que foi resgatada em estado grave.

Publicado em 20/06/2012 às 6:00


As chuvas que caíram em João Pessoa causaram transtornos e prejuízos à população da cidade. Houve três deslizamentos de barreiras, sendo que um deles atingiu quatro casas na Comunidade Saturnino de Brito - deixando uma adolescente de 17 anos soterrada. Ela foi resgatada e, até o fechamento desta edição, estava em estado grave.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, houve ainda 61 pontos de alagamentos distribuídos pela cidade, pelo menos duas quedas de árvores e 35 ocorrências foram registradas. “Apesar dos transtornos, nossas equipes foram prontamente acionadas e os problemas resolvidos de forma rápida, retirando as famílias das áreas de risco e relocando-as para abrigos provisórios com todo o suporte necessário nesse momento emergencial”, afirmou Noé.

Ele também informou que 20 moradias foram alagadas na Comunidade do Timbó, sendo que 12 famílias deste total já foram removidas para o abrigo provisório na Igreja Menino Jesus de Praga e no Centro Referência da Cidadania (CRC), no bairro dos Bancários.

As equipes do órgão deverão permanecer em alerta hoje, pois a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) é de chuvas fortes no Litoral paraibano nas próximas 24 horas.

Ainda de acordo com a Aesa, em 24 horas foram registrados 190 milímetros (mm) de chuvas na capital, o que corresponde a mais de 50% da média prevista para o mês, que é de 300 mm. No acumulado do mês, a Aesa já registrou 228,4 mm, ou seja, 76,3% em relação à média histórica do mês.

OCORRÊNCIAS
Na Saturnino de Brito, a adolescente de 17 anos ficou soterrada por mais de 30 minutos, sendo resgatada por policias militares e bombeiros. Ela foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma e, segundo o último boletim divulgado pela unidade (no final da tarde), o estado dela era grave.

A assessoria de imprensa do Trauma informou que só divulgaria mais informações sobre a saúde da menina no boletim das 4h de hoje. Ainda no início da tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros também foi acionado para socorrer dois idosos que ficaram ilhados após o Rio Jaguaribe transbordar.

O primeiro caso aconteceu no Jardim Guaíba, nos Funcionários I, onde uma idosa foi resgatada pelos Bombeiros após ter a casa isolada pelas águas do rio. Segundo o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, major Erick Oliveira, no local há diversas casas próximas ao manancial com risco de serem inundadas com a continuidade das chuvas, mas apenas a senhora aceitou sair do local.

Já na Comunidade São Rafael, nas proximidades da Avenida Dom Pedro II, um idoso cadeirante ficou ilhado com a cheia do rio. Ele também foi resgatado pela equipe, sem ferimentos.

Os Bombeiros ainda atenderam um alerta sobre possível deslizamento na barreira do Cabo Branco, mas, conforme o major Erick, houve apenas um escoamento de água – dentro da normalidade.

Ontem, o prefeito Luciano Agra e o secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, percorreram diversas ruas entre os bairros da Zona Sul e Leste da capital para avaliar os problemas decorrentes das chuvas que caíram de forma contínua. (Colaborou Camila Alves)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp