VAMOS TRABALHAR
Timidez atrapalha desempenho na entrevista de emprego
De uma forma geral, candidatos tímidos, ainda que tenham mais conhecimento que os desinibidos, tendem a ficar em desvantagem.
Publicado em 01/05/2011 às 11:15
Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba
A questão da timidez no perfil profissional vem sendo discutida há anos, porém, é um assunto sempre em alta. Isso porque, todos os dias, pessoas tímidas buscam um espaço no mercado de trabalho e, não raro, acabam ficando de fora porque não sabem como devem se comportar.
Mas a timidez não é sempre uma característica negativa para arranjar e manter o emprego, desde que isso não implique em insegurança profissional. Seguindo dicas simples de especialistas, é possível vencer a timidez e garantir a vaga. Para quem já está empregado, a timidez também precisa ser superada.
De uma forma geral, candidatos tímidos, ainda que tenham mais conhecimento que os desinibidos, tendem a ficar em desvantagem.
A comunicação é fundamental no trabalho em equipe e não pode ser desprezada. Pessoas retraídas geralmente não falam tudo que desejam. E se a apresentação tiver de ser em público, então, nem se fala. A entrevista da seleção pode ser prejudicada pela timidez. Também há candidatos que são tomados pela timidez apenas diante do entrevistador, é a chamada ‘timidez temporária’.
Apesar dos aspectos negativos, a timidez não é um defeito. Porém, é uma característica que precisa ser trabalhada. Assim como as demais pessoas que disputam uma vaga no concorrido mercado de trabalho, ou como os funcionários de uma empresa, os tímidos também têm opinião, mas nem sempre a expõe, seja por medo ou vergonha.
É difícil disfarçar a timidez, que geralmente vem acompanhada de mãos suadas, gagueira e ruborização da face (bochechas vermelhas).
Por outro lado, o tímido costuma ouvir mais, portanto, fica menos sujeito a falar bobagens e pensa muito antes de fazer um comentário.
Comentários