CULTURA
Um drama de estrada
Longa 'O Espantalho' do diretor nova-iorquino Jerzy Schatzberg, será exibido nesta terça-feira (18) na Mostra ‘Primavera de Bons Filmes.
Publicado em 18/09/2012 às 6:00
Até quarta-feira, a Mostra ‘Primavera de Bons Filmes’ do projeto CineSesc segue com a etapa final de sua programação. Hoje será exibido O Espantalho (1973), drama do diretor nova-iorquino Jerzy Schatzberg (Os Viciados) com Al Pacino (O Poderoso Chefão)e Gene Hackman (Operação França) no elenco.
Com sessões às 12h, 17h e 19h, o longa-metragem será exibido gratuitamente no Sesc Centro de João Pessoa.
O filme mostra o encontro de dois desconhecidos em uma estrada da Califórnia. Max (Hackman) saiu da prisão recentemente, após ter cumprido uma pena de sete anos por assalto. Já Lion (Pacino) é um marinheiro que passou seis anos em alto mar.
O ex-criminoso planeja ir para Pittsburgh, onde sonha em abrir seu próprio negócio no ramo de lava-carros. O marujo deseja reencontrar a mulher que abandonou e o filho de cinco anos.
Com seus objetivos traçados na mala, os protagonistas decidem juntos atravessar o país em busca de uma melhor perspectiva para ambos. Na jornada, Max tem que aprender a controlar seu temperamento e Lion deve se tornar uma pessoa mais responsável através do novo laço de amizade entre os dois.
Considerado entre os críticos como um dos mais importantes da década de 1970, O Espantalho ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes na época.
Amanhã, a mostra terá sessões do filme Muito Mais que um Crime (1989), do cineasta grego Costa-Gavras (Z), sobre uma bem sucedida advogada criminalista (Jessica Lange) que defende seu pai (Armin Mueller-Stahl), acusado de ter cometido centenas de crimes de guerra na Hungria.
Encerrando a mostra, o 'road movie' Aquele que Sabe Viver (1962), do diretor italiano Dino Risi (Perfume de Mulher, a versão de 1974) com roteiro do realizador Ettore Scola (O Baile). No longa, um playboy quarentão leva um tímido estudante de direito para uma viagem pela Itália.
Comentários