COTIDIANO
Plano de segurança do Carnaval terá câmeras e agentes infiltrados
Câmeras serão usadas para monitorar algumas avenidas por onde passarão os principais blocos. Esquema de segurança inclui presença de agentes nos trios e entre os foliões.
Publicado em 27/02/2011 às 17:39
Maurício Melo
Com Secom-PB
O esquema de policiamento para o Carnaval e o Folia de Rua deste ano vai contar com monitoramento de câmeras de vídeos e reforço no sistema de inteligência e do efetivo nas ruas. Na manhã da última terça-feira (22), uma reunião no Centro de Formação da Polícia Militar, em Mangabeira, definiu o esquema de segurança para o período carnavalesco, em especial o Folia de Rua e os desfiles dos blocos Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar.
A novidade para esse ano será a instalação de seis câmaras de monitoramento de vídeo em todo o percurso dos blocos pré-carnavalescos da Capital. A iniciativa será uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.
As câmaras estão instaladas desde o cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa com Rui Carneiro até o Busto de Tamandaré. As imagens serão monitoradas por técnicos do órgão e também por policiais, que terão comunicação direta, através de rádio, com o efetivo que estará em campo.
Outra medida que também será adotada a partir da comunicação por rádio, será a presença de um policial em cada trio elétrico que desfilará pela avenida Epitácio Pessoa. A iniciativa permitirá que o profissional tenha uma visão privilegiada da festa e que possa acionar com rapidez os policiais que estarão infiltrados na multidão.
A Polícia Civil vai instalar uma delegacia móvel, com a patrulha de policiais descaracterizados sob comando de delegados e reforço no efetivo das delegacias da área - 3ª e 10ª Distritais. Ao Corpo de Bombeiros caberá, além de suas atribuições, fiscalizar para que não haja excessos de foliões nos trios elétricos e, com isso, evitar acidentes.
Comentários