VIDA URBANA
PB tem mais de 100 reservatórios com baixo volume
Relação inclui Boqueirão, Coremas, Acauã, São Gonçalo e outros 33 locais.
Publicado em 29/06/2016 às 16:15
A situação dos açudes na Paraíba se divide entre baixo volume e excesso de águas. Boqueirão, Coremas, Acauã, São Gonçalo e mais outros 33 açudes registram índices preocupantes. No entanto, os que estão localizados no Litoral, Agreste e Brejo estão sangrando nestes últimos dias.
No total, a Paraíba conta nesta quarta-feira (29) com 37 açudes com capacidade armazenada superior 20% do volume total, 30 reservatórios em observação (menor que 20%), 52 em situação crítica (menor que 5% da capacidade) e seis sangrando.
De acordo com o meteorologista da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Flaviano Fernandes, as regiões do Sertão, Alto Sertão e Cariri/Curimataú estão entrando na fase de poucas chuvas. "No momento, as precipitações não favorecem para o abastecimento nos açudes destas regiões. No momento, as chuvas ocorrem nas microrregiões do Litoral, Agreste e Brejo", explica Fernandes.
As chuvas que melhoram os índices nos açudes do Sertão, por exemplo, ocorrem até o mês de maio quando o ano é favoravel. "Já para Litoral, Agreste e Brejo esperamos precipitações constantes até o mês de agosto", esclarece o meteorologista da Aesa, Flaviano Fernandes.
Com o baixo volume de águas nas regiões mais secas do Estado, as recomendações são para economia e monitoramento para evitar colapso no sistema de abastecimento na Paraíba.
Comentários