icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Felicidade Não Se Compra' será exibido neste sábado

'Felicidade Não Se Compra' será exibido neste sábado na Estação Cabo Branco

Publicado em 22/12/2012 às 8:00


Clássico incontestável do cinema e, também, de filmes de temática natalina, A Felicidade Não se Compra (1946) será exibido gratuitamente nesta sábado, às 16h, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa.

O longa-metragem dirigido por Frank Capra faz parte da programação da mostra 'Os Injustiçados do Oscar' do projeto EstaCine por ter cinco indicações pela Academia, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator para James Stewart, saindo da cerimônia na época sem ver o brilho das estatuetas.

O filme mostra a vida de George Bailey (Stewart), um bom homem que sempre ajudou os outros, mas que pensa em se suicidar saltando de uma ponte devido as maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), um magnata que leva a cidade de Bedford Falls 'no bolso'.

Já que o período de Natal é a época de milagres, um anjo (Henry Travers) que espera há 220 anos para ganhar asas é enviado à Terra para persuadir George a mudar de ideia.

Nos bastidores desta fábula natalina, o vilão da história se transformou em benfeitor: foi o próprio Barrymore quem convenceu Stewart – que queria descansar após o retorno do front na 2ª Guerra Mundial – a participar de A Felicidade não Se Compra. Tanto que o ator chegou a repetir seu personagem em uma versão para o rádio, em 1949.

Com sets grandiosos, jamais vistos na história do cinema até então, o efeito de neve na cidade seria feita com flocos de milho pintados de branco. A ideia foi descartada porque eles faziam barulho quando as pessoas pisavam. Foi utilizado um composto formado por sopa, água e uma química especial.

A produção pode ter sido 'esquecida' pela Academia, mas o cineasta italiano com alma (e nacionalidade) norte-americana já havia sido consagrado pelo Oscar com Aconteceu Naquela Noite (1934), o primeiro filme a ganhar nas cinco principais categorias da premiação (Filme, Diretor, Ator para Clark Gable, Atriz para Claudette Colbert e Roteiro). O feito só seria repetido décadas depois com Um Estranho no Ninho (1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp