VIDA URBANA
São João de JP começa no Ponto de Cem Réis
São João da capital começa nesta sexta-feira (22) festejos acontecem na praça Dom Adauto e Ponto de Cem Réis.
Publicado em 22/06/2012 às 6:00
O São João de João Pessoa, que começa às 18h de hoje com o show de João Paulo Bento e Pedro Firmino, no palco da Cultura Popular, no Ponto de Cem Réis, terá a presença de quase 190 profissionais das áreas da saúde, segurança e trânsito. No final da tarde de ontem, a montagem da estrutura para os shows estava sendo finalizada.
As equipes ficarão de prontidão em pontos estratégicos da festa para inibir a ação de marginais, organizar o tráfego e atender eventuais ocorrências médicas. Serão 30 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), 120 da Polícia Militar, 20 do Corpo de Bombeiros e 20 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os esquemas foram definidos nesta semana e buscam garantir a segurança durante os festejos, que ocorrerão na Praça Dom Adauto e Ponto de Cem Réis. Para facilitar o acesso da população, a Semob fará interdições em seis ruas próximas aos locais dos eventos. Já a partir das 13h de hoje, os agentes estarão nas ruas, orientando os condutores. No entanto, as alterações não irão afetar o transporte público coletivo. Algumas linhas vão receber ônibus extras para facilitar o acesso à festa.
O estacionamento de viaturas do Samu, Polícia, Bombeiros e Guarda Municipal será na Avenida Visconde de Pelotas, em frente ao Ponto de Cem Réis, e na Rua Peregrino de Carvalho. As motos poderão estacionar no entorno da Praça João Pessoa e em uma área na Rua Duque de Caxias, próximo à Praça Rio Branco, enquanto que os táxis ficarão na Avenida Padre Meira e na Rua Barão do Abiaí.
Equipes do Samu também serão enviadas para o local da festa. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, uma ambulância e motolâncias ficarão de prontidão no Centro Histórico, durante a realização do evento. O atendimento às eventuais ocorrências médicas será reforçado também por Bombeiros.
Segundo o comandante geral da Corporação, coronel Jair de Barros, serão deslocadas para o Ponto de Cem Réis uma viatura de combate a incêndio e outra de atendimento pré hospitalar.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, cerca de 120 militares vão trabalhar, por noite, na segurança do São João de João Pessoa. Todas as modalidades de policiamento serão empregadas, a exemplo de Cavalaria, Choque, Radio Patrulha e Rotam.
No Estado, serão empregados quase sete mil policiais na segurança dos festejos juninos. Destes, 1.800 vão trabalhar apenas na Região Metropolitana. “Houve reforço em todas as cidades. Em locais onde o policiamento era feito por 1.200 pessoas, por exemplo, determinei isso fosse aumentado para 1.800”, explicou. (Mais no Vida & Arte)
Comentários