VIDA URBANA
Bebê cardiopata é transferido para hospital do Paraná
Maria Eduarda, de 1 mês e 10 dez dias, deve chegar às 17h no hospital Angelina Caron para se submeter a cirurgia para correção de cardiopatia congênita.
Publicado em 15/03/2009 às 11:44
Da Redação
Com informações da Secom-PB
A recém-nascida Maria Eduarda Silva Melo, de 1 mês e dez dias de vida e portadora de cardiopatia congênita, desembarca às 17h deste domingo (15), na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná. Ela foi transferida às 7h40 pelo Governo do Estado para o Hospital Angelina Caron, a fim de se submeter a tratamento cirúrgico para correção do problema.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que adotou todas as providências visando o deslocamento da criança, sem a necessidade da intervenção do Ministério Público e da Justiça, como aconteceu no caso da menina Nayane Rebeca da Silva Pereira, em novembro.
Maria Eduarda foi conduzida da Maternidade Cândida Vargas até ao avião no Aeroclube de João Pessoa, a médica pediatra do Hospital Universitário, Karla Ferreti; a enfermeira do SAMU, Luciene Sarmento e as assistentes sociais Maria Aparecida Nunes, da Secretaria de Saúde do Estado e Terezinha Vilizier Pires, da Maternidade Cândida Vargas.
A criança, que nasceu no dia 5 de fevereiro, é o primeiro filho do casal e estava internada na UTI Neonatal da Maternidade Cândida Vargas, na Capital, e a transferência ocorreu neste domingo. Uma aeronave, tipo UTI aérea, fez a remoção. Uma equipe médica do Hospital Angelina Caron veio no avião e acompanha o bebê na viagem.
O secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, informou que a empresa foi contratada por R$ 46 mil, metade do valor contratado das outras vezes pela gestão anterior para o mesmo serviço.
A criança se submeterá à cirurgia nesta segunda-feira (16). A Secretaria de Comunicação do Governo explicou que o deslocamento da mãe do bebê, Jacqueline Luis de Melo, de 18 anos, também foi providenciado. Ela viajou no mesmo avião. O pai da menina é José Hilton Barbosa da Silva, de 21 anos. Os pais são naturais de Gurinhém.
Maria Eduarda será submetida à cirurgia para correção de distúrbios no coração. A criança paraibana receberá assistência de saúde no hospital Angelina Caron, na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná. Todo tratamento será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Angelina Caron é uma unidade de saúde que atua em vários níveis de complexidade assistencial, contando com 240 leitos hospitalares, com apoio tecnológico complexo, suportado por equipe multiprofissional diversa, tanto em nível ambulatorial como hospitalar. Sua localização é no município de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, distanciado a 20 km da Capital paranaense.
Comentários