icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Projeto abre inscrições para oficinas de fotografia em quatro cidades

Evento terá exposição fotográfica e oficinas de iniciação à fotografia documental e tratamento de imagens com Photoshop.

Publicado em 18/05/2011 às 7:16

Da Redação
Com Assessoria


Exposições e oficinas de fotografia documental e de tratamento de imagens são as atividades que serão levadas pelo Projeto Grãos de Prata – Memória Fotográfica a quatro cidades paraibanas. Este mês, o evento acontece em Itambé (PE), de 24 a 27, e em Pedras de Fogo (PB), no período de 29 a 31 de maio. As inscrições para as oficinas já abertas nas secretarias de Educação dos dois municípios.

Veja mais opções de lazer na nossa Agenda Cultural

O projeto, realizado através do Programa BNB de Cultura, em parceria com o BNDES, é composto pela exposição “Mel do Sal”, do fotógrafo e coordenador geral do projeto, Gustavo Moura, que ministra a Oficina de Iniciação à Fotografia Documental; Oficina de Tratamento de Imagens com Adobe Photoshop (Laboratório Digital), que tem Wênio Pinheiro como ministrante, e mostras de fotografias reveladas dos alunos.

O objetivo é capacitar moradores de municípios do brejo e da zona da mata paraibana e pernambucana – com população inferior a 100 mil habitantes – para atuar no mercado da fotografia documental e autoral. Em julho, as atividades acontecem em Serraria e Bananeiras.

O coordenador Geral, Gustavo Moura, explica que se torna cada vez mais urgente uma maior reflexão e qualificação sobre a importância da prática da fotografia, que se encontra num momento de grande acessibilidade em virtude da popularização das câmeras digitais.

“É nesse sentido que a segunda edição do projeto Grãos de Prata – Memória Fotográfica vem dar continuidade no incentivo à produção da fotografia documental. Dessa vez, debruçando o olhar sobre a rica tradição cultural do brejo paraibano, e da zona da mata de Pernambuco e Paraíba, com foco na cultura da cana-de-açúcar e nas manifestações populares dessas regiões”, disse.



Na cidade de Itambé, a primeira a receber a edição 2011 do projeto, a exposição “Mel do Sal” poderá ser conferida na Biblioteca Municipal, de 24 a 28 deste mês. As oficinas de fotografia documental e de tratamento de imagens acontecem das 8h às 11h e das 14h às 17, nos dias 26, 27 e 28, no Centro Social. Já a Mostra Fotográfica dos Alunos será realizada no dia 10 de junho, no Ginásio de Esportes José Mendes Filho.

Em Pedras de Fogo, que vai sediar o “Grãos de Prata” de 29 a 31 deste mês, a exposição de Gustavo Moura será no Casarão da Cultura Dom Vital e as oficinas na Sala de Informática do Farol Digital, pela manhã e à tarde, no mesmo período. A Mostra Fotográfica dos Alunos está marcada para 11 de junho, no Sítio Aurora.

Na cidade de Serraria, o projeto será desenvolvido entre os dias 21 e 24 de julho, e em Bananeiras, de 25 a 28 do mesmo mês. De acordo com Gustavo Moura, a expectativa é qualificar 120 moradores dos quatro municípios atingidos pelo projeto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp