VIDA URBANA
Secretaria confirma primeira morte por dengue; mais 2 casos são investigados
Valdy Araújo Gama, de 65 anos, morreu de dengue hemorrágica em Campina Grande. Morte de uma mulher está sendo investigada em Campina Grande.
Publicado em 18/04/2011 às 11:00
Inaê Teles
Com Assessoria
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a primeira morte por dengue na Paraíba neste ano. A vítima foi Valdy Araújo Gama, de 65 anos, que morreu de dengue hemorrágica em Campina Grande. Duas outras mortes por suspeita da doença estão sendo investigadas também em Campina Grande. Até o momento foram confirmados 1.126 casos da doença no estado.
O boletim epidemiológico nº 12, da Secretaria de Saúde foi divulgado nesta segunda-feira (18). Ele é referente à 14ª Semana epidemiológica, que vai até o dia 9 de abril. Dos 1.126 casos confirmados, 1.097 foram classificados como sendo Dengue Clássica e 29 como casos graves da doença.
Dos casos graves, 11 foram de dengue com complicações e 18 casos de dengue hemorrágica com a notificação da primeira morte.
Valdy Araújo Gama (foto) passou por uma cirurgia de ponte de safena há cerca de dois meses antes de ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade. No início de abril Valdy morreu com dengue hemorrágica.
Em 2010, três pessoas morreram vítima de dengue, sendo uma em João Pessoa, uma em Areial e uma em Campina Grande. No total foram notificados 8.241 casos da doença, sendo 6.160 confirmados. A maioria foi do tipo clássica, enquanto 62 pacientes tiveram complicações e 29 foram do tipo hemorrágica.
Mais casos suspeitos
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde de Campina Grande, uma mulher morreu no Hospital de Urgência de Campina Grande e foi diagnosticada, pelos médicos da unidade, com dengue hemorrágica.
Uma outra morte pela doença está sendo investigada pela secretaria, As mortes aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro.
Aumento nos casos
Segundo a Assessoria da Secretaria de Saúde, apesar do aumento de 743 casos notificados em relação à semana anterior, João Pessoa, Patos e Monteiro – cidades com maior parte dos casos – começaram a controlar a incidência da doença. O município de Teixeira com três ocorrências é o que apresenta o maior número de casos de Dengue com Complicações, e João Pessoa apresenta o maior número de casos de Febre Hemorrágica com seis casos, seguida de São José dos Ramos com dois casos.
Dengue tipo IV
No início da semana saiu o resultado da Planilha de Isolamento Viral, documento enviado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que confirmou que na Paraíba não existe circulação da dengue tipo IV. De acordo com a Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES Júlia Vaz, em João Pessoa e em Cajazeiras está circulando o vírus I e em Barra de Santa Rosa, o III.
Comentários