icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Estadual deve rivalizar com a Copa do Mundo

Mesmo depois de uma série de tumultos, os problemas do  Campeonato Paraibano de 2014 ainda estão longe de acabar.

Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 11:56

O Campeonato Paraibano de 2014 já está marcado como um dos piores e mais tumultuados da história. O início da competição precisou ser adiado por causa de problemas em estádios, vários jogos foram remarcados ao longo do torneio pelo mesmo motivo, duas mortes foram registradas após incidentes nas praças esportivas e uma intervenção judicial contra a Federação Paraibana de Futebol aconteceu em meio às disputas. A soma de todos estes fatores foram adiando o fim da competição e agora um novo problema já se avizinha: a falta de datas para que o campeão seja descoberto antes da Copa do Mundo começar.

A conta é simples. Treze e Botafogo-PB vêm participando da Copa do Brasil (ambos se classificaram para a segunda fase) e estreiam no próximo sábado na Série C do Campeonato Brasileiro. O que vem provocando e vai provocar ainda o adiamento de muitos jogos da competição estadual (os dois times no Paraibano já têm dois jogos a menos do que o previsto e ainda vão ter outros quatro jogos adiados devido a choque de datas com as competições nacionais).

As equipes, por exemplo, não vão poder mais jogar pelo Paraibano nos próximos seis finais de semana. Numa coincidência, jogam entre si no próximo sábado pela Série C, mas terão que adiar o outro jogo entre ambos, previamente marcado para o domingo pelo Campeonato Paraibano. Nos finais de semana seguintes, até o dia 1º de junho, quando a competição será paralisada, o Belo jogará contra CRAC, Salgueiro, CRB, Paysandu e Cuiabá. Já o Galo enfrentará ASA, Cuiabá, Águia, CRAC e CRB.

Para “piorar”, o Treze joga no próximo dia 30 contra o Vasco, pelo jogo de ida da Copa do Brasil. Enquanto que o Botafogo joga contra Santa Cruz ou Lagarto-SE no dia 14 de maio, também pela Copa do Brasil. Se o Treze garantir o segundo jogo contra o Vasco, também joga no dia 14, o que atrasaria ainda mais a competição.

Originalmente, a segunda fase do estadual acabaria no dia 11 de maio, mas isto não será mais possível, porque ainda faltará cumprir estes jogos atrasados. E o Paraibano ainda poderá sofrer um outro atraso caso as outras equipes se neguem a jogar seus últimos jogos de forma antecipada, permitindo que adversários diretos a vagas nas semifinais saibam o que precisam fazer para se classificar.

Num cenário em que o Treze seja eliminado já no primeiro jogo da Copa do Brasil, e se for respeitado o prazo mínimos entre os jogos, a segunda fase da competição não acaba antes do dia 4 de junho. Caso o Treze tenha um segundo jogo contra o Vasco, o fim da fase seria adiado para o dia 8. É curioso, mas a situação chegou a tal ponto que um bom desempenho do Galo vai atrasar ainda mais o calendário local.

Depois desta fase, ainda será preciso mais quatro datas para que saia o campeão. E mesmo que a FPF imprense os jogos e faça três por semana, aproveitando a pausa na Série C, ainda assim o segundo jogo da final acabaria ou no dia 16 ou no dia 19 de junho, já em meio aos jogos da Copa. Na primeira opção, rivalizaria, por exemplo, com um Alemanha x Portugal. Já na segunda opção, com um Uruguai x Inglaterra.

INDICAÇÃO PARA A SÉRIE D É UM COMPLICADOR

Diante de tudo isto, o cenário de caos é evidente. Principalmente porque paralisar o campeonato para que este continue após a Copa do Mundo não é viável, e é isto o que deve obrigar que o Campeonato Paraibano a ser a única competição realizada no Brasil ao lado da Copa do Mundo. Isto acontece porque sai do estadual o representante paraibano na Série D, que tem início previsto para o dia 27 de julho, quatorze dias após o fim da Copa, e portanto fora do “prazo mínimo” aceito por Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade nacional, para a indicação dos clubes participantes.

"Devido a questões de logística, como compra de passagens aéreas e reservas de hotel, que é custeado pela CBF, precisamos de um mínimo de 15 dias para conhecer os representantes de todos os estados na Série D. Não tem como ser antes", declara.

A Junta Administrativa que vem administrando a Federação Paraibana de Futebol, inclusive, já trabalha com a realidade de jogar o fim do Paraibano em meio à Copa do Mundo, mas quer dividir a responsabilidade da decisão com os clubes. E Ariano Wanderley, um dos interventores da entidade, já convocou para amanhã um Conselho Arbitral de emergência para discutir o caso.

"Queremos conversar com os clubes para juntos definir como se dará o fim do Campeonato Paraibano. Porque o campeonato tem que acabar. E ao que se vê, não existe outra possibilidade de acontecer isto a não ser entrando na Copa", resume.

Ele pondera, por fim, que antes precisa confirmar com a CBF se existe ou não algum impedimento de se realizar competições no país da sede da Copa em paralelo ao torneio. Mas a reportagem se antecipou e fez uma consulta à CBF. A assessoria de imprensa da entidade informou que não existe impedimentos, a não ser naqueles estádios que vão ser usados na Copa do Mundo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp