VIDA URBANA
Sistema sai do ar e prejudica atendimento
Sistema vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, ficou 'fora do ar' por quase 24 horas e prejudicou usuários.
Publicado em 14/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:24
Cerca de 80 pessoas não conseguiram ser atendidas ontem, na sede do Programa Fome Zero, em Campina Grande. O sistema de rede informatizada, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ficou 'fora do ar' por quase 24 horas, desde a última quarta-feira. Especialmente os beneficiários do Bolsa Família podem ser prejudicados.
De acordo com a coordenadora do programa na cidade, Giovanna Fernandes, o prazo para o recadastramento dos beneficiários do programa se encerra hoje, sem expectativa de prorrogação.
Na tarde de ontem, o sistema voltou a funcionar ainda de forma lenta, mas a expectativa, segundo a coordenadora, é que hoje o atendimento transcorra normalmente.
A coordenadora explicou que o recadastramento do Bolsa Família acontece a cada dois anos e os beneficiários possuem um prazo, que segundo ela, já foi prorrogado este ano. Ela informou que são mais de 36 mil beneficiários e entre 92% a 94% já conseguiram realizar o recadastramento. De acordo com a coordenadora, o prazo se encerra hoje e os que ainda não conseguiram atualizar seus dados estão preocupados devido a uma falha no sistema de rede informatizado.
“Desde a tarde da última quarta-feira o sistema está 'fora do ar' e nós tivemos que pedir que os beneficiários retornassem hoje (ontem), mas o sistema continuou sem funcionar”, disse ela no início da manhã de ontem.
Além dos beneficiários do Bolsa Família, muitas pessoas não conseguiram realizar outros serviços, como o cadastramento do Número de Identificação Social (NIS). A dona de casa Adriana Silva, de 33 anos, contou que esteve no local às 5h da última quarta-feira e conseguiu uma ficha para ser atendida somente às 16h do mesmo dia, mas quando retornou foi informada que o sistema não estava funcionando. “Esperei na fila, mas me disseram que o sistema continuava sem funcionar”, contou.
Assim como ela, que pretendia cadastrar o NIS para dar entrada em um processo de financiamento de uma casa própria, através do “Minha Casa, Minha Vida”, a agente comunitária de saúde, Valdenice Ferreira, 51 anos, também se sentiu prejudicada. “Eu também cheguei às 5h, mas teve gente que madrugou aqui.
Além do sistema estar parado, ainda disseram que amanhã (hoje) iriam realizar uma dedetização no local e o serviço ficaria suspenso novamente”, lamentou.
A coordenadora do Programa Fome Zero informou que a dedetização está suspensa, pois hoje é o prazo final para o recadastramento do Bolsa Família. Ela afirmou que o problema identificado nos dois últimos dias acontece com frequência em Campina Grande. O programa funciona na Rua Pedro II, 970, no bairro da Prata e funciona das 7h às 18h.
Comentários