icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Emoção marca homenagem à carreira política de Ronaldo

Memória intelectual e carreira política de Ronaldo Cunha Lima são lembrados no dia em que o poeta completaria 77 anos.

Publicado em 19/03/2013 às 6:00


A emoção marcou ontem a sessão do Senado Federal proposta pelo senador Cícero Lucena (PSDB) e subscrita pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), em homenagem à memória intelectual e à carreira política de Ronaldo Cunha Lima, que, se vivo estivesse, completaria 77 anos.

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, felicitou familiares e amigos que lotaram o plenário do senado.

Personalidade multifacetada, se quisesse homenagear a veia política – vereador, prefeito, deputado estadual, federal, senador, governador, lembraria a luta de Ronaldo no Senado Federal pela Transposição e o seu trabalho em favor das pessoas com necessidades especiais, tendo sido inclusive de iniciativa de Ronaldo a legislação que fez publicar em Braille a Constituição Federal

O poeta Luiz Vieira e os cantores Agnaldo Timóteo e Genival Lacerda foram alguns dos artistas presentes na homenagem ao poeta. O jornalista José Nêumanne Pinto, amigo de Ronaldo, também esteve presente e lembrou diversos causos da vida de Ronaldo.

Os senadores Vital do Rêgo Filho, Cícero Lucena, José Agripino, Ciro Miranda, Aloysio Nunes Ferreira, Eduardo Suplicy e Lindbergh Farias falaram em homenagem a Ronaldo. Os ex-senadores Milton Cabral, Marcondes Gadelha, Raimundo Lira e Ivandro Cunha Lima também marcaram presença. O ex-prefeito de Campina Grande Félix Araújo fez uma saudação em nomes dos amigos. Luiz Nunes falou em nome da Academia Paraibana de Letras. Diógenes Cunha Lima e José Nêumanne Pinto Pedro Cunha Lima, neto de Ronaldo, também falaram sobre o poeta.

Familiares comandados por dona Glória Cunha Lima estiveram na homenagem a exemplo de dezenas de amigos e admiradores de Ronaldo estiveram presente na Sessão em homenagem a Ronaldo, como o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, o vice governador Rômulo Gouveia, representando o governador Ricardo Coutinho, os ex-parlamentares Marcondes Gadelha, Milton Cabral Raymundo Lira. Os deputados estaduais João Gonçalves e Lindolfo Pires, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba. A sessão foi encerrada pelo senador Cássio Cunha Lima, que agradeceu aos presentes e também prestou homenagem ao seu pai, Ronaldo Cunha Lima.

APÓS A SESSÃO, LIVRO É RELANÇADO

Logo após a sessão no Plenário do Senado Federal, foi lançada mais uma edição do livro “Eu e Outras Poesias”, do escritor paraibano Augusto dos Anjos. A edição do livro foi possível graças à iniciativa do senador Cássio Cunha Lima, que propôs a edição ao Conselho Editorial do Senado. A edição do livro, aliás, foi especialmente preparada pela Academia Paraibana de Letras.

ADMIRADOR
A homenagem, na mesma data, ao poeta Ronaldo e ao centenário do livro de Augusto não é por acaso. Ronaldo Cunha Lima era um grande admirador daquele poeta paraibano e ganhou prêmios respondendo de improviso - e em versos! - sobre a vida e a obra de Augusto dos Anjos, através de programas televisivos tais como “O Céu é o Limite”, apresentado por Jota Silvestre na década de 70 (na extinta TV Tupi) e, depois, em 1989, no programa “Sem Limite” (na Rede Manchete), apresentado por Luiz Armando Queiroz.

Durante vários anos, o Jornal da Paraíba publicou sonetos exclusivos de autoria de Ronaldo Cunha Lima.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp