icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Artistas escolhem música que representa melhor os festejos de São João

"Olha pro céu", de Luiz Gonzaga e José Fernandes, foi a mais lebrada pelos entrevistados do Jornal da Paraíba.

Publicado em 24/06/2011 às 9:47

Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba


Na época de São João, além das comidas típicas usando o milho como matéria-prima, quentão, fogueiras, simpatias, quadrilhas e fogos de artifícios, as chamadas “marchas juninas” dão o tom da trilha sonora das festividades.

“Qual a música mais representativa da época de São João?” Essa foi a pergunta que o Jornal da Paraíba fez a vários integrantes do cenário cultural, entre eles representantes da música, poesia, dramaturgia, literatura, cinematografia, artes plásticas e pesquisa.

Entre os consultados, a marcha junina ‘Olha pro céu’, escrita a quatro mãos pelo ‘rei do baião’ Luiz Gonzaga e José Fernandes, foi a mais lembrada. Nenhuma outra canção fora esta foi repetida entre os entrevistados.

No consciente popular, quando não é lembrada pelo seu batismo, basta apenas cantarolar suas primeiras estrofes: “Olha pro céu, meu amor / Vê como ele está lindo / Olha praquele balão multicor / Como no céu vai sumindo.”

Criada há 60 anos, período em que Gonzagão ensinava às pessoas o que seria atualmente ritmos tipicamente nordestinos como o baião, xote e o xaxado, ‘Olha pro céu’ era repetida inúmeras vezes nas rádios como a Nacional e a Mayrink Veiga, redutos de novos talentos do país.

A música só foi prensada em 1958, no disco de 10 polegadas São João na Roça (RCA Victor), junto com outras marchas juninas como ‘Noites brasileiras’, ‘A dança da moda’, ‘Mané e Zabé’ e ‘São João do carneirinho’. Entre os parceiros habituais na coautoria com o ‘rei do baião’, Zedantas e Guio de Moraes.

Entre as outras músicas lembradas, destaque para outras canções de Gonzagão como ‘Forró russo’ e ‘Moreninha, moreninha’, além do pioneiro Assis Valente, Severino Ramos, João do Vale, Jackson do Pandeiro e Antônio Barros.

A música mais representativa do são João:

Adeildo Vieira, cantor e compositor

“As canções que mais me marcaram nesta época do ano foram as marchinhas juninas compostas por Antônio Barros e gravadas pelo Trio Nordestino, como ‘É madrugada’. Antônio Barros abastece o imaginário nordestino e sempre que ouço sinto vontade de chorar dançando.”

Amazan, cantor e compositor
“A música que melhor representa o São João é ‘Olha pro céu’ porque quando canta o público vibra e participa mais. Eu percebo que todos interagem com a música, fazendo até coreografias e cantando.”

André Ricardo Aguiar, escritor
“Tenho uma péssima memória musical, mas algumas letras me remetem ao período da infância e ao São João do interior, na casa dos meus avós, como ‘Olha pro céu’, de Luiz Gonzaga e José Fernandes.”

Arthur Lins, cineasta
“Não me ocorre nenhuma música especificamente, já que nunca fui muito fã do forró, mas a memória das composições de Luiz Gonzaga, que se ouvia bastante em minha casa.”

Biliu de Campina, cantor e compositor
“A música que melhor representa o São João é ‘Alô, Campina Grande’, de Severino Ramos, e que ficou eternizada na voz do ilustre Jackson do Pandeiro. Ela traz um pouco de saudosismo e desde a década de 1970 quando foi cantada por Jackson já trazia uma previsão de futuro.”

Daniel Araújo, ator
“Não é propriamente uma música de São João, mas me lembro muito de ‘Lamento sertanejo’, de Gilberto Gil, trilha do filme ‘Eu, Tu Eles’ (2000). Por falar da dureza do homem nordestino, de sua busca por uma solidão e por não se encontrar no mundo urbano.”

Eneida Agra Maracajá, produtora cultural
“A música que melhor representa o São João é ‘Olha pro céu’ porque, independentemente de ser a música que sempre abre O Maior São João do Mundo, desde a minha adolescência eu a escuto e acho uma referência em termos de São João.”

Gonçalo Jr., jornalista e pesquisador
“‘Cai Cai balão’, de Assis Valente. É de 1933, gravada por Aurora Miranda e Mário Reis. Juntamente com ‘Chegou a hora da fogueira’, inaugurou o gênero de música junina. Eu cresci ouvindo essa música, que tem a mais bela letra do gênero, bem trágica, sobre o contraste de alegria e tristeza tão presente na obra de Assis.”

Iponax Vila Nova, poeta repentista
“Pra mim a música ‘Bom só só (São João tá diferente, tá melhor)’, de Roberto Morais, pela melodia e pela interpretação dos Três do Nordeste. Pelo período em que foi concebida , ressaltando a consolidação do Parque do Povo , como QG do forró.”

Manoel Monteiro, cordelista
“A música que melhor representa o São João é ‘Moreninha, moreninha’. Num São João distante essa música marcou minha alma jovem de forma indelével. Seu Luiz foi meu santo casamenteiro, não posso negar.”

Roncalli Dantas, artista plástico
“O São João pra mim está nas músicas de João do Vale e também de Jackson do Pandeiro. Em Sousa, por exemplo, de onde eu sou natural, ‘Pagode russo’ toca em todas as festas juninas.”

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp