CULTURA
Os movimentos oníricos
Artista plástico Danilo Moveo lança a exposição 'Temprea_Mentes' nesta quarta-feira (10) na Usina Cultural Energisa em João Pessoa.
Publicado em 10/04/2013 às 6:00
O movimento do abstracionismo dos sonhos, a técnica da tempera e influências no campo das neurociências e psicologia são as bases dos matizes da paleta do artista plástico paraibano Danilo Moveo, que apresenta sua segunda exposição individual, intitulada Tempera_Mentes, nesta quarta-feira, às 20h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.
“Sou biólogo. Toda a minha formação foi sobre o sistema nervoso”, conta o artista que provoca emoções através da abstração de faces, animais e silhuetas. “A partir destas manchas, a pessoa pode identificar as imagens”.
Na mostra gratuita são 14 trabalhos utilizando a tempera, um tipo de tinta utilizado para a técnica do guache. “Faço as obras sem a utilização de pincéis”, revela. “Com bisnagas, vou moldando em cima das telas e vou encontrando as formas”.
Para moldar as substâncias imprecisas do imaginário surreal e onírico, as inspirações vêm de nomes como o russo Wassily Kandinsky (1866-1944), pioneiro nos estudos não figurativos no ocidente, e o psiquiatra suíço Hermann Rorschach (1884-1922), que ficou conhecido pelo seu trabalho sobre o significado psicológico de interpretações através das manchas de tinta, técnica chamada de ‘teste de Rorschach’.
A inspiração de Moveo é evidenciada na exposição em uma das telas batizada de ‘O Paraíso de Rorschach’.
JANELA DA ALMA
Dentre as obras, a exposição apresenta dois painéis (1,30 x 1,10 m), telas que variam de 90 x 70 cm e 60 x 80 cm, além de um objeto artístico: um manequim feminino negro em que a pintura de Moveo é evidenciada nos cabelos e nos olhos brancos.
“Retratar os olhos sem as pupilas é outra característica minha como pintor que agreguei do italiano Modigliani (1884-1920), já que dizem que os olhos são a janela da alma”, aponta o paraibano.
Nascido em João Pessoa, Danilo estudou desenho, pintura, fotografia e técnica vocal no Centro Estadual de Artes (Ceart), em 2007.
Até o ano passado assinava seu nome de batismo, Danilo Andrade de Meneses. Passou a adotar a palavra em latim ‘Moveo’ por se aproximar de sua proposta artística: a expressão significa – dentre outras definições – ‘aquilo que gera o movimento e se consolida como olhar’.
A exposição Tempera_Mentes se encontrará aberta ao público paraibano até o dia 30 deste mês.
Comentários